Notícias

“Somos uma empresa de pessoas, não de perfis técnicos”

“Somos uma empresa de pessoas, não de perfis técnicos”

Em dois anos, os mais exigentes da economia nacional em contexto de austeridade (2012 e 2014), a consultora AFFINITY, passou de 17 a uma equipa de 110 profissionais, superando também a fasquia dos três milhões de euros em volume de negócios. Um crescimento exponencial de talento que foi maioritariamente liderado por Ana Baptista, a talento manager da organização que prefere designar-se como uma empresa de competências tecnológicas. 

26.06.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Integrar a equipa da AFFINITY, cinco meses depois da sua fundação, foi o maior desafio de carreira de Ana Baptista a jovem talent manager da empresa. Há dois anos e meio abraçou o desafio de gerir o talento de uma empresa que vive dele mesmo, e assim a ajudar a potenciar no mercado uma marca em crescimento que hoje tem aspirações globais. Aos 29 anos gere os destinos de carreira de uma equipa de 150 profissionais à qual se deverão juntar ainda este ano 50 novas contratações.

Quando aceitou deixar Évora e rumar a Lisboa para integrar a AFFINITY, Ana Baptista sentiu o peso do desafio que integrar uma empresa em início de vida comporta. “Aceitei integrar uma estrutura onde ia efetivamente fazer a diferença, onde tudo o que fizesse ia causar impacto: definir processos, aplicar métodos e ter a responsabilidade de torna tudo isto viável”, relembra a líder de recurso humanos reconhecendo que “a grande responsabilidade de criar uma empresa íntegra, transparente, apelativa, motivadora, estável num mercado em plena crise, permanece um desafio constante”.

Sem falsas modéstias, Ana Baptista assume que quer ficar na história da empresa como uma das responsáveis por ter feito dela uma das melhores organizações para trabalhar em Portugal. São várias as ferramentas que tem utilizado, todas elas com um objetivo comum: o culto da meritocracia, a sua principal ferramenta de gestão. “A AFFINITY tem uma política muito sólida no que diz respeito ao reconhecimento. Existem vários prémios associados à nossa performance”, explica. E como as boas práticas são para manter, a gestora quer “continuar a perpetuar e manter as boas práticas de reconhecimento daquilo que as empresas têm de melhor: o Talento”.

No caso específico da AFFINITY, os desafios atuais são vários. A empresa conta com   150 colaboradores e quer chegar aos 200 colaboradores até final do ano. “Duplicámos a estrutura no último ano e continuamos no bom caminho para este ano repetirmos o feito. A AFFINITY é um caso de sucesso na aposta no talento, tendo como estratégia as contratações diretas e contratações para os quadros. Sempre que identificamos consultores com um bom potencial queremos contar com ele nas nossas equipas”, explica a responsável de talentos da empresa. A maior dos quadros que recruta são especialistas em tecnologias de informação  para áreas como Desenvolvimento, Análise, Testes, Gestão de Projecto. “O processo de recrutamento na empresa é contínuo, nunca termina a não ser quando chegamos à contratação”, explica salientando as vantagens de não cingir os consultores a um só cliente ou projecto: ”é um método muito mais ajustado. Trabalhamos em prol do melhor enquadramento e gestão de expectativas”.

Um posicionamento que eleva o padrão de exigência de quem gere carreiras. Ana Baptista reconhece que “a AFFINITY é bastante focada em politicas de gestão de motivação e satisfação, apostando permanentemente na formação e evolução dos colaboradores”. O team building é uma das âncoras da gestão para consolidar as relações entre as equipas. Aspeto considerado vital pela líder de talento. Para integrar a empresa, um candidato “tem de ter o ADN de um AFFINTIY Player: ser uma pessoa comunicativa, proactiva e dinâmica, com facilidade em trabalhar em equipa que saiba divertir-se naquilo que faz”. É isso que Ana Baptista trabalha com os profissionais da empresa. Até porque, como realça, “somos uma empresa de pessoas, não de perfis técnicos”.

Ana Baptista
29 anos
Talent manager da AFFINITY

Formação:
É licenciada em Sociologia, com especialização em Recursos Humanos e Desenvolvimento, pela Universidade de Évora, e mestre em Gestão (especialização de Recursos Humanos) pela mesma instituição.

Percurso:
Iniciou a carreira como gestora de formação aos 24 anos quando, no âmbito do mestrado, iniciou um estágio numa empresa que atuava no mercado como mediadora de formação profissional. A sua função era realizar toda a gestão e acompanhamento das ações de formação desenvolvidas. Função que acumulava com o cargo de formadora em algumas unidades modulares. O estágio acabou por se transformar num vínculo à empresa por mais de dois anos. Mudou-se depois para Lisboa e há dois anos e meio integrou a equipa da AFFINITY, como talent manager.

Maior desafio profissional:
Integrar uma empresa com cinco meses de existência, com toda a possibilidade de “fazer a diferença” que o cargo de gestora de talento confere.

Família:
Solteira, sem filhos.

Hóbis:
Tempo de qualidade com a família e os amigos.

Desporto:
Ginásio

Lema de vida:
“Todo o investimento tem o seu retorno”.

Príncipio de gestão:
A meritocracia. “Motiva e reconhece talento e é um princípio justo, pois depende maioritariamente de nós”, reforça.



OUTRAS NOTÍCIAS
Academia Truewind-Chiron procura talentos matemáticos

Academia Truewind-Chiron procura talentos matemáticos


Materializa a ideia do recrutamento e seleção pela via da formação e na primeira edição registou 300 candidaturas para 13 vagas disponíveis. Dez dos ca...

Lisboa acolhe jovens empreendedores europeus

Lisboa acolhe jovens empreendedores europeus


Mais de 200 participantes de 20 países europeus vão marcar presença em Lisboa, já na próxima semana, no Start UP Programme, para disputar o Enterprise Challenge, a c...

O milagre do crescimento rápido

O milagre do crescimento rápido


Como fazer crescer um negócio e conseguir um número considerável de clientes de forma rápida? É a esta a pergunta que Patrick Vlaskovits e Casey Armstrong procurar&a...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS