Notícias

"Dificuldades estimulam a fazer melhor"

A Xerox Portugal valoriza uma política de recrutamento interno assente na mobilidade entre funções. Optimizar esta estratégia é a missão de Alexandra Pires, a diretora de Recursos Humanos da marca em território nacional.
26.05.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Na XEROX Portugal Maria Alexandra Pires gere uma equipa de 177 colaboradores. É diretora de recursos humanos da sucursal nacional da empresa já lá vão cinco anos, mas para trás tem um percurso de carreira que integra, por exemplo, a área dos seguros. Uma prova de que a qualquer momento é possível mudar e recomeçar.
Tinha 22 anos quando ingressou no mercado de trabalho, na altura como comercial na companhia de seguros “O Trabalho-Vida”. Em 1997, mudou pela primeira vez de ramo. Integrou a equipa da Multiopticas, como coordenadora do departamento de recursos humanos e descobriu o gosto pela gestão das pessoas. Em 2001, aceitou o desafio de fazer parte da equipa da consultora Adecco onde permaneceu por dois anos como consultora sénior, desempenhando funções que vão desde a gestão de clientes, ao recrutamento e selecção, outsourcing e outplacement. Em 2004 chega à Xerox Portugal como HR Manager, acabando por ser promovida à Direção de recursos Humanos, Treino e Comunicação Interna, em 2006.

Maria Alexandra Pires é responsável por toda a estratégia, políticas e programas de recursos humanos do universo Xerox em Portugal, como sejam avaliação de desempenho, gestão de carreira, treino e desenvolvimento, gestão de talentos, satisfação de colaboradores, gestão de headcount e custos de RH, comunicação interna. O recrutamento está nas suas mãos e Maria Alexandra sabe bem o perfil que interessa à empresa. Nos quadros da Xerox Portugal trabalham 177 pessoas. “Na maioria são Account Managers com idades entre os 28 e os 38 anos, licenciados em Gestão, Economia ou afins”, explica a diretora de recursos humanos que faz questão de salientar que a empresa não é restritiva em relação às instituições de ensino de onde provem os candidatos.

Com um processo de recrutamento atualmente em curso para as áreas de análise financeira e planeamento e uma previsão de três a quatro novas contratações até ao final do ano para as áreas de venda e pré-venda, Maria Alexandra Pires enfatiza que num potencial candidato a trabalhar na Xerox são valorizadas competências como “espírito de equipa, orientação para o Cliente, resiliência, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal”.

A diretora de RH explica que perante a atual conjuntura, “a resiliência é fundamental bem como a capacidade de adaptação e o “nunca desistir” nem ficar à espera que a oportunidade surja. É preciso ser persistente mas ao mesmo tempo criativo de modo a fazer a diferença perante tantos outros candidatos”. E acrescenta que “um candidato que demonstre não se ter preparado para a entrevista - não analisar / estudar a empresa e o seu negócio – que não tenha postura e não olhe nos olhos de quem o entrevista é logo excluído”. Critérios que, assegura, fazem a diferença na gestão de qualquer negócio, tanto quanto a ética.

Maria Alexandra Pires n ão tem gurus e encara as adversidades e dificuldades que a vida oferece como oportunidades. “As dificuldades são oportunidades de fazer melhor”, defende argumentando que foi sempre esta a sua postura perante a vida. Uma postura própria de que quem tem como lema de vida o célebre pensamento “o que não nos mata faz-nos mais fortes”. A líder dos que trabalham na Xerox assume como grande missão profissional “a retenção dos talentos pois é fundamental para o sucesso do negócio e por isso mesmo apostamos muito no “Employee Value Proposition” que nos distingue do resto do mercado”.

No momento de contratar, a Xerox olha sempre primeiro para dentro antes de recorrer ao recrutamento externo . “Temos uma filosofia de recrutamento interno e mobilidade entre funções e áreas por forma a proporcionar evolução de competências profissionais e pessoais nos nossos colaboradores. Só vamos ao exterior se internamente não tivermos ninguém com as competências certas para a função”, reforça. Até ao final de 2011 a empresa deverá recrutar mais dois a três colaboradores.

Maria Alexandra Pires
37 anos
Diretora de Recursos Humanos da Xerox Portugal

Formação:
Licenciada em Gestão com especialização em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
Família:
Casada, mãe de três filhos
Maior desafio da sua carreira:
Os programas de reestruturação que já liderou e que considerem serem sempre grandes desafios “porque temos que saber encontrar os equilíbrios certos entre os colaboradores que saem da Empresa e aqueles que são os novos talentos e por isso mesmo temos de os reter; ao mesmo tempo temos que manter uma comunicação aberta, honesta e efectiva perante todos os colaboradores”, revela.
Hóbis:
Ler, viajar e fotografar, ao mesmo tempo que aproveita todos os tempos livres que tem para brincar com os filhos e praticar o único desporto que faz parte da sua lista no momento: “correr atrás deles!”
Lema de vida:
“O que não nos mata faz-nos mais fortes”
Maiores valores de um candidato:
Espírito de equipa, orientação para o cliente, resiliência, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal.
Princípio de Gestão:
Ética é o seu princípio-chave de gestão quotidiana e a ferramenta que considera que pode fazer a diferença no sucesso de qualquer organização.



OUTRAS NOTÍCIAS
Dinêmica regressa à contratação de advogados

Dinêmica regressa à contratação de advogados


A crise também fez vítimas na área do Direito, mas depois de um período de contenção, o recrutamento nesta área parece ter retomado a dinâmica. D...

Um em cada cinco portugueses procuram trabalho na internet

Um em cada cinco portugueses procuram trabalho na internet


Um em cada cinco portugueses procuram emprego através da internet. As conclusões são avançadas pelo último relatório da Kelly Services – Kelly Global Workforc...

Escola de Verão para jovens médicos

Escola de Verão para jovens médicos


A Sociedade Portuguesa de Hipertensão prepara-se para lançar a oitava edição do Summer School e Hiprtensão para jovens médicos. Depois do sucesso das edi&cced...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS