Na XEROX Portugal Maria Alexandra Pires gere uma equipa de 177 colaboradores. É diretora de recursos humanos da sucursal nacional da empresa já lá vão cinco anos, mas para trás tem um percurso de carreira que integra, por exemplo, a área dos seguros. Uma prova de que a qualquer momento é possível mudar e recomeçar.
Tinha 22 anos quando ingressou no mercado de trabalho, na altura como comercial na companhia de seguros “O Trabalho-Vida”. Em 1997, mudou pela primeira vez de ramo. Integrou a equipa da Multiopticas, como coordenadora do departamento de recursos humanos e descobriu o gosto pela gestão das pessoas. Em 2001, aceitou o desafio de fazer parte da equipa da consultora Adecco onde permaneceu por dois anos como consultora sénior, desempenhando funções que vão desde a gestão de clientes, ao recrutamento e selecção, outsourcing e outplacement. Em 2004 chega à Xerox Portugal como HR Manager, acabando por ser promovida à Direção de recursos Humanos, Treino e Comunicação Interna, em 2006.
Maria Alexandra Pires é responsável por toda a estratégia, políticas e programas de recursos humanos do universo Xerox em Portugal, como sejam avaliação de desempenho, gestão de carreira, treino e desenvolvimento, gestão de talentos, satisfação de colaboradores, gestão de headcount e custos de RH, comunicação interna. O recrutamento está nas suas mãos e Maria Alexandra sabe bem o perfil que interessa à empresa. Nos quadros da Xerox Portugal trabalham 177 pessoas. “Na maioria são Account Managers com idades entre os 28 e os 38 anos, licenciados em Gestão, Economia ou afins”, explica a diretora de recursos humanos que faz questão de salientar que a empresa não é restritiva em relação às instituições de ensino de onde provem os candidatos.
Com um processo de recrutamento atualmente em curso para as áreas de análise financeira e planeamento e uma previsão de três a quatro novas contratações até ao final do ano para as áreas de venda e pré-venda, Maria Alexandra Pires enfatiza que num potencial candidato a trabalhar na Xerox são valorizadas competências como “espírito de equipa, orientação para o Cliente, resiliência, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal”.
A diretora de RH explica que perante a atual conjuntura, “a resiliência é fundamental bem como a capacidade de adaptação e o “nunca desistir” nem ficar à espera que a oportunidade surja. É preciso ser persistente mas ao mesmo tempo criativo de modo a fazer a diferença perante tantos outros candidatos”. E acrescenta que “um candidato que demonstre não se ter preparado para a entrevista - não analisar / estudar a empresa e o seu negócio – que não tenha postura e não olhe nos olhos de quem o entrevista é logo excluído”. Critérios que, assegura, fazem a diferença na gestão de qualquer negócio, tanto quanto a ética.
Maria Alexandra Pires n ão tem gurus e encara as adversidades e dificuldades que a vida oferece como oportunidades. “As dificuldades são oportunidades de fazer melhor”, defende argumentando que foi sempre esta a sua postura perante a vida. Uma postura própria de que quem tem como lema de vida o célebre pensamento “o que não nos mata faz-nos mais fortes”. A líder dos que trabalham na Xerox assume como grande missão profissional “a retenção dos talentos pois é fundamental para o sucesso do negócio e por isso mesmo apostamos muito no “Employee Value Proposition” que nos distingue do resto do mercado”.
No momento de contratar, a Xerox olha sempre primeiro para dentro antes de recorrer ao recrutamento externo . “Temos uma filosofia de recrutamento interno e mobilidade entre funções e áreas por forma a proporcionar evolução de competências profissionais e pessoais nos nossos colaboradores. Só vamos ao exterior se internamente não tivermos ninguém com as competências certas para a função”, reforça. Até ao final de 2011 a empresa deverá recrutar mais dois a três colaboradores.
Maria Alexandra Pires
37 anos
Diretora de Recursos Humanos da Xerox Portugal
Formação:
Licenciada em Gestão com especialização em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
Família:
Casada, mãe de três filhos
Maior desafio da sua carreira:
Os programas de reestruturação que já liderou e que considerem serem sempre grandes desafios “porque temos que saber encontrar os equilíbrios certos entre os colaboradores que saem da Empresa e aqueles que são os novos talentos e por isso mesmo temos de os reter; ao mesmo tempo temos que manter uma comunicação aberta, honesta e efectiva perante todos os colaboradores”, revela.
Hóbis:
Ler, viajar e fotografar, ao mesmo tempo que aproveita todos os tempos livres que tem para brincar com os filhos e praticar o único desporto que faz parte da sua lista no momento: “correr atrás deles!”
Lema de vida:
“O que não nos mata faz-nos mais fortes”
Maiores valores de um candidato:
Espírito de equipa, orientação para o cliente, resiliência, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal.
Princípio de Gestão:
Ética é o seu princípio-chave de gestão quotidiana e a ferramenta que considera que pode fazer a diferença no sucesso de qualquer organização.