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Vantagens potenciais da delegação



01.01.2000



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Vantagens potenciais da delegação


Primeira: a delegação liberta algum tempo dos gestores, permitindo-lhes maior dedicação às actividades primordiais. Como diriam Hughes, Ginnett & Curphy (1996: 415), "o tempo do líder é um bem precioso que deve ser investido judiciosamente em actividades para as quais ele é o membro melhor posicionado para executar... o que o líder pode delegar, o líder deve delegar".

Segunda: mesmo quando um gestor pode executar determinadas tarefas de modo mais eficiente e eficaz do que os seus subordinados, é fundamental que se concentre nas funções que exercem maior impacte sobre o desempenho da unidade organizacional que lidera. Sucede que, sem delegação, é improvável que o gestor tenha tempo suficiente para levar a cabo tais funções.

Terceira: a delegação contribui para o desenvolvimento dos colaboradores. Esta é uma das mais importantes responsabilidades de qualquer líder, e delegar-lhes tarefas significativas constitui um dos meios mais adequados de a concretizar. Isso ocorre porque a delegação induz oportunidades que permitem às pessoas tomar iniciativa, resolver problemas, inovar, administrar e tomar decisões. Através da possibilidade que lhes é oferecida de, com acompanhamento, adquirirem experiência prática, os colaboradores podem beneficiar da melhor formação que existe: aprender fazendo (Hughes, Ginnett & Curphy, 1996).

Quarta: a delegação contribui para a emergência de um ambiente motivador em toda a organização, pois transmite implicitamente a mensagem de que os subordinados são considerados pessoas de confiança e cujo desenvolvimento merece respeito.

Quinta: a delegação é susceptível de melhorar a qualidade das decisões. Isto ocorre, fundamentalmente, nas seguintes situações:

o colaborador tem mais conhecimentos e informações, no assunto em causa, do que o seu líder;

o colaborador, pela presença no terreno e pelo contacto directo com a situação, está em condições de tomar decisões mais rápidas e apropriadas do que o seu chefe;

o gestor, devido à falta de tempo e/ou à existência de outras prioridades, tende a descurar a resolução ponderada de determinados problemas, pelo que é mais aconselhável delegar a sua resolução em colaboradores capazes e voluntariosos, ficando com tempo disponível para se ocupar de responsabilidades mais prioritárias.

Sexta: a delegação aumenta o commitment dos colaboradores na implementação eficaz das decisões. Isto sucede porque os colaboradores que se sentem responsáveis pela decisão tendem a empenhar-se na busca da melhor solução, evitando fazer "má-figura".

Sétima: a delegação constitui u modo de enriquecimento das tarefas dos colaboradores, tornando o seu trabalho mais interessante, desafiador e... motivador. Por outro lado, permite atrair e reter colaboradores competentes, o que é essencialmente importante se a organização tiver poucas possibilidades de oferecer promoções para níveis hierárquicos superiores.

Oitava: a delegação permite desenvolver as capacidades (técnicas, sociais...) dos colaboradores talentosos, preparando-os para ocuparem, preparando-os para ocuparem, no futuro, lugares de maior autoridade e responsabilidade.

Nona: se estiverem habituados a decidir por si próprios, os colaboradores podem fazer face às ausências e impedimentos do gestor, tomando decisões que impeçam que tudo fique "suspenso" até à sua chegada.

Resumo dos potenciais benefícios da delegação Permite ao líder dedicar-se com mais afinco às tarefas primordiais da unidade organizacional. Contribui para o desenvolvimento das capacidades dos colaboradores. Promove o enriquecimento das tarefas dos colaboradores, tornando-os mais motivados. Promove um ambiente motivador em toda a organização. Pode contribuir para a melhoria da qualidade das decisões se o colaborador possuir mais conhecimentos, informação e capacidades do que o líder. Permite aos colaboradores mais talentosos prepararem-se para virem a ocupar lugares de mais responsabilidade no futuro. Contribui para que os colaboradores se empenhem na implementação eficaz das decisões. Os colaboradores habituam-se a decidir por si próprios, ficando assim mais habilitados a decidirem nas ausências e/ou impedimentos do líder.

Tabela 3

Fonte RHM (continua)






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