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Um líder em tempo de crise



01.01.2000



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Um líder em tempo de crise

A tarefa de um líder nunca é fácil, nunca está acabada e vai muito para além de saber dar ordens. Um líder tem de ter carisma para com isso conseguir motivar a sua equipa de trabalho a dar sempre o seu máximo. Ser líder em tempo de crise é um trabalho de esforço redobrado, mas nesse cenário é também a única escolha a ser feita.




Não veja uma situação de crise como um período catastrófico. Encare como mais um desafio e tire grandes lições para situações futuras. Muna-se de todas as armas ao seu alcance, siga os nossos concelhos e enfrente a crise de frente.


Numa situação de crise, qual é a primeira atitude a tomar?

É na sua equipa que você tem de se apoiar porque ninguém consegue resolver este tipo de situações sozinho. Procure passar constantemente novas informações à sua equipa. Faça-a sentir-se motivada, leve-a a vestir com entusiasmo a camisola da empresa e a dar o tudo por tudo para se ultrapassar esta fase má.

Ignore alguns problemas

Você não vai conseguir resolver tudo de uma vez, por isso o melhor que tem a fazer é não perder tempo com problemas sobre os quais não tem controlo. Não se disperse e resolva uma coisa de cada vez.


Como reagir?

Como já é de esperar, em tempo de crise a vida torna-se mais difícil. Exige-se mais trabalho mas só se oferecem incertezas, já que se vive com o constante risco de cortes, despedimentos ou congelamentos de salários. Concentre-se no que tem para fazer. Seja ousado. Aposte nas forças da sua empresa para gerar novos custos. Procure novas formas de vender produtos antigos.


Com quem é que posso contar?

Dentro de uma equipa há sempre quem mais se destaque. Defina mentalmente as competências que nesta fase lhe são cruciais e procure ver quem as possui. Observe e ouça. Deixe que os seus colaboradores se manifestem e mostrem todo o seu potencial. Apoie-se nas pessoas que tem as capacidades que lhe fazem mais falta. São essas pessoas que lhe vão ser fundamentais.


O que fazer para conseguir motivar a minha equipa?

Acima de tudo mostre-lhe que você trabalha e empenha-se com a mesma paixão e motivação que espera dela. Seja um exemplo para a sua equipa. Esteja sempre disponível para a esclarecer.


Uma equipa ou um simples grupo?

A diferença entre estes dois conceitos reside no seu nível de autonomia. Uma equipa não existe sem que haja um objectivo em comum, mas é primordial que cada membro consiga ter ideias próprias. Lembre-se que você não pode ser imprescindível para a equipa. Se a equipa que o apoia não consegue trabalhar sem você, então é porque não é uma equipa mas sim um grupo de pessoas que precisa de ter sempre alguém a dizer-lhes o que fazer.


Reduzir custos

A redução de custos é uma situação comum em situações de crise. Se for o seu caso e se for realmente imprescindível, faça-o rapidamente e de uma vez só. Se um dia reduzir uma coisa, noutro dia outra, vai deixar toda a gente ansiosa para saber quando é que vai fazer o próximo corte.

Redução de pessoal

Se, por outro lado, tiver que dispensar pessoal tenha em atenção o factor emocional. A maneira como você tratar as pessoas que dispensar ficará na memória dos que ficarem na empresa. Tenha isso em atenção e ganhe a confiança de quem trabalha consigo.


Que riscos vou correr?

Seja um estratega. Esteja sempre atento ás novas situações que podem ir surgindo. Um cenário de crise não é estático e um bom líder deve saber fazer constantes avaliações, à medida que as situações mudam.


A minha equipa pode confiar em mim?

Fazer uma avaliação é uma coisa extremamente complexa e subjectiva, mesmo porque não há um protótipo fidedigno de líder que se saiba à partida que não falha. Mas talvez a chave do sucesso esteja na maneira como você vê a sua equipa. Para o resultado ser perfeito misture nas doses certas razão, coração e determinação.

 


SW






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