Carreiras

Sobreviver ao MBA

Tirar um MBA pode ser a vitamina que falta à sua carreira para alcançar aquele cargo que ambiciona há tanto tempo.



28.04.2014



  PARTILHAR




Tirar um MBA pode ser a vitamina que falta à sua carreira para alcançar aquele cargo que ambiciona há tanto tempo, a oportunidade de uma carreira internacional ou o incremento salarial que tarda em chegar.

Mas concluir com sucesso esta exigente formação vai exigir de si uma boa dose de determinação e muita estratégia, sobretudo se tiver de combinar os estudos com a vida familiar e a atividade profissional.

Colocar uma licença sabática do trabalho e da família para realizar o MBA seria o ideal, mas basta uma ligeira reflexão para perceber que é impossível, pelo menos no que à família diz respeito. Defendem os especialistas em gestão de carreira que a primeira ponderação que deve realizar antes de decidir realizar um MBA é perceber exatamente o tempo que tem disponível. Esta formação não só é bastante intensiva, seja em full-time ou part-time, como é deveras exigente. Se ainda assim decidir que nesta balança a sua ambição e os benefícios que esta formação executiva pode aportar à sua carreira pesam mais, há algumas estratégias que o podem ajudar a eliminar as dificuldades e conseguir o equilíbrio necessário para cumprir com sucesso os seus propósitos.

A primeira coisa que deve fazer é informar a sua empresa de que decidiu investir na sua formação, procurando sensibilizar as suas chefias para a relevância que o seu alargamento de competências poderá aportar ao negócio. A ideia é gerar alguma sensibilidade junto do seu empregador, de modo a que possa ter alguma flexibilidade de horários ou picos de trabalho nas mais alturas mais críticas do seu MBA. O lado prático desta colaboração pode ser visível, por exemplo, na disponibilidade da empresa para deixá-lo gerir as suas férias de forma mais flexível. Poderá ser-lhe particularmente útil tirar uma semana de férias nas fases mais exigentes do MBA. Contudo, lembre-se de que necessitará de tirar efetivamente férias para descansar.

No decorrer desta formação executiva será muitas vezes chamado a desenvolver projetos ou trabalhos em equipa. Um dos elementos chave para minimizar as dificuldades é escolher bem os seus parceiros, não só em termos de competências, mas também em matéria de afinidades, motivações e disponibilidade. Desta forma evitará as típicas situações em que um dos elementos “carrega em ombros” todos os outros e realiza a maioria do trabalho. Se perceber que fez uma escolha errada, mude de imediato. Perceber exatamente aquilo que os professores querem e esperam de si pode também minimizar-lhe horas de trabalho desperdiçado. Valide com os seus professores o objetivo de cada trabalho e nunca leve dúvidas para casa.

Além da conciliação com a carreira, uma grandes dificuldades de um estudante de MBA é a articulação das exigências desta formação executiva com os “dever” familiares. Antes de iniciar o seu MBA, reúna a sua família e procure contextualizá-la das exigência que terá nos meses que seguem. É possível que a família se ressinta de ter menos tempo disponível. O fundamental é que consiga reservar momentos de qualidade junto de quem o rodeia. Não tem de deixar de viver porque está a concluir um MBA e os momentos de atividade em família são fundamentais para recarregar as baterias e ganhar nova energia. Lembre-se que o sucesso advém também de saber dosear os várias aspetos da sua vida, nos estudos como na atividade profissional.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS