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Opinião - O imperativo global da sinfonia Wal-Mart



01.01.2000



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O imperativo global da sinfonia 'Wal-Mart'
(03-02-2006)

Maria Márcia Trigo
Directora da «Business School» da UAL


Thomas Friedmen, no seu livro «O Mundo é Plano» - considerado o melhor livro de gestão, de 2005 – conduz-nos ao convívio com os dez acontecimentos que tornaram o mundo plano e mais competitivo globalmente. Centrar-me-ei, hoje, num desses acontecimentos, cujo melhor exemplo é a mal amada Wal-Mart, a que o autor chama « A Sinfonia Wal-Mart ». É a logística digital, articulada com um eficaz sistema de governança, no centro de um modelo de negócio que se expande, com êxito, também na China, indiferente e menorizando a importância do contexto.
Sinfonia, porquê?

Porque as vantagens competitivas, construídas pela Wal-Mart, são suportadas, em especial:

1º - pelo « encadeamento do abastecimento e distribuição, ou, supply chaining », o que permite uma inovadora colaboração horizontal «in time » e não apenas competição;

2º - pela contínua criação de valor para os clientes, fornecedores e consumidores, através da competição global a baixo preço, com produtos de qualidade;

3º - a inovação logística contínua, com vista a integrar e partilhar a rede de fornecedores e de clientes, suportada numa inovadora e poderosa estrutura tecnológica e a introdução pioneira do sistema RFDI, em substituição do anterior sistema de «código de barras», o que permite uma sincronia horizontal, global « em automático », durante 24 horas e 365 dias no ano;

4º - a criação de novos e inovadores contextos, porque fornecedores e clientes podem situar-se em qualquer parte do mundo, com partilha de normas comuns, a nível mundial e interligação de produtos provenientes de todas as partes do mundo;

5º - a criação de uma estrutura horizontal, orquestrada pela batuta estratégica mundial da Wal-Mart, situada no longínquo, inóspito e desconhecido Arcansas;

6º - uma enorme pressão para o aumento contínuo da eficiência em toda a cadeia mundial de abastecimento e distribuição;

7º - integração de vantagens de escala, preço e diferenciação, as quais se repercurtem no aumento das vendas e um enorme poder de negociação, implacável na redução dos preços aos consumidores ...mas, num só dia, a HP venderá 40.000 computadores, através da cadeia das lojas Wal-Mart.

Em síntese, enquanto em DAVOS, os donos do mundo debatem, em 2006, a quebra de consumo norte-americano e o correspondente abrandamento da ainda maior economia mundial, empresas americanas, como a Wal-Mart, constituem uma alavanca para o aumento de consumo mundial, em especial dos novos e incomensoráveis mercados, como a China.

A Wal-Mart, cumprido o seu « imperativo criativo », de que tanto se falou em DAVOS, é verdadeiramente uma das empresas, a quem devemos a construção de um mundo mais plano e melhor para os consumidores, e, brevemente também, para os seus trabalhadores, com o despertar para os direitos humanos e a ética e a responsabilidade social, como vantagem competitiva acrescida.






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