Carreiras

DICAS SEGURAR O EMPREGO EM TEMPO DE RECESSÃO E INCERTEZA



16.09.2022



  PARTILHAR




O atual cenário económico está a deixar os trabalhadores preocupados. Muito embora o desemprego em Portugal se mantenha em níveis pré-pandemia, a escalada da inflação e a pressão do aumento de custos energéticos nas empresas, faz com que os empregadores estejam mais cautelosos nas contratações e com que muitos economistas já antecipem um aumento do desemprego. É por isso normal que a  reocupação se adense. Num artigo publicado na “Harvard Business Review”, as investigadoras Diane Coutu e Janet Banks, explicam que ações pode adotar para proteger o seu emprego.

1 - ATUE COMO UM SOBREVIVENTE
Durante uma recessão, a regra número um é agir como um sobrevivente. Foque-se na estratégia para escapar aos cortes e no que deve mudar na sua rotina.

2 - MANTENHA O SENTIDO PRÁTICO
Por outras palavras, “foque-se na solução, mas não ignore a amplitude do problema”. Mesmo sendo um trabalhador exemplar e produtivo, há uma possibilidade de ser apanhado nas teias da recessão. Defina uma estratégia para assegurar o seu emprego, mas não deixe de preparar um plano B para o caso de precisar.

3- TRANSMITA POSITIVISMO
Sim, não é fácil manter o sorriso na cara quando o cenário que se antecipa é o de perder o emprego. Mas as investigadoras sinalizam que  “perfis mais otimistas tendem a controlar melhor as coisas” e a  serem vistos como parte da solução e não do problema. Evite ser o colega que está sempre a relembrar à equipa a vulnerabilidade do seu emprego.

4- APOIE O SEU LÍDER
Os tempos de incerteza são também difíceis para quem lidera. Despedir é das coisas piores para qualquer gestor. Se a equipa for envolvida no processo de reestruturação, foque-se em dar soluções alternativas para manter postos de trabalho e motive os seus colegas a unirem-se em torno do mesmo propósito.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS