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- Comercial e Consultor



01.01.2000



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Comercial e Consultor

Hoje em dia a maioria das empresas não passa sem serviços de consultoria especializados que tragam um valor acrescentado às organizações. Os consultores tanto podem fornecer um simples aconselhamento como apresentar um conjunto de soluções a nível estratégico com vista à resolução de problemas específicos.

O que se passa hoje em dia é que os comerciais, para fidelizarem os clientes, têm que ter alma de consultores.

P
ara a criação, manutenção e gestão de contactos com os clientes é necessário seguir uma estratégia. Cada empresa de consultoria tem a sua, consoante a área onde presta serviços. O desafio é responder às exigências das empresas, que exigem um conhecimento profundo do negócio.

Qualquer empresa pode recrutar um consultor, independentemente da sua dimensão. Mas afinal o que é que faz um consultor?

A palavra consultar tem raízes na palavra Latina consultare, que significa pensar com.
Os consultores ajudam os clientes a pensar na melhor maneira de resolver problemas específicos, juntos determinam qual é melhor solução.

O consultor vende os seus conhecimentos e experiência, mas para tal têm de conhecer bem o mercado e a concorrência. Pode ainda desempenhar funções de carácter comercial junto do cliente.


Qual a melhor estratégia?

Quando solicitado o consultor tem de apresentar um conjunto de soluções, mas para chegar a este nível, o profissional primeiro tem de perceber como é que a empresa funciona. Tem de efectuar um estudo sobre a organização da empresa, as suas orientações, estratégicas, objectivos, etc. É esse levantamento pormenorizado da situação, que lhe vai permitir fazer um levantamento das suas necessidades.

Nesse campo a ajuda do cliente é preciosa. É com ele que vai delimitar a área de intervenção e descobrir qual é a performance desejada. Para isso tem ganhar a confiança do cliente. É ele que o vai conduzir à solução.
onal;

Como descobrir as causas?

O cliente é a principal preocupação do consultor. Concentre-se nele.
Faça-o reflectir em voz alta sobre a sua companhia, enquanto isso ouça e tira notas. Deixe o divagar sobre a companhia durante 10 a 15 minutos, peça-lhes detalhes, mostre-se interessado.

Avance para a segunda etapa, faça-o falar do futuro da empresa. Pergunte-lhe quais são as suas perspectivas de crescimento para a empresa.
Consiga que ele se foque nos problemas que a sua organização está a atravessar.
Pergunte-lhes quais são os obstáculos que estão a enfrentar no percurso para atingir os objectivos por eles definidos.

Nesta fase já conseguiu que os clientes reflictam nos problemas que necessitam de ser resolvidos para poderem progredir.
Ouça enquanto eles revelam os seus problemas e necessidades. A recolha de informação e o tratamento dado a essa informação são determinantes para encontrar a solução adequada.

É importante para os consultores que o seu relacionamento com os clientes assuma uma postura de partilha de experiências e conhecimentos.
Servir os interesses dos seus clientes é o principal objectivo.

Saiba se o problema da empresa envolve falta de dados, comunicação, competências, motivações e expectativas.
Sem estas informações o consultor não consegue elaborar medidas correctivas e avaliar o respectivo impacto organizacional das adaptações previstas.


Depois de descobertas as causas, o consultor já pode apresentar a intervenção a efectuar podendo passar por:


formação e desenvolvimento de competências;

sistemas de informação;

sistemas de incentivo;

redefinição da estrutura organizacional;


O objectivo do trabalho desempenhado é melhorar o funcionamento da empresa, actuar nas áreas em que foram identificadas falhas e potenciar soluções de valor acrescentado. Mas será que a sua solução vai ter resultados?

Verifique se conseguiu aumentar:

o volume de negócios;

a rendibilidade operacional e líquida;

a produtividade;

a qualidade de serviço;

a taxa de retenção de clientes;

a capacidade de inovação;

Se não for capaz de encontrar resultados efectivos é porque alguma coisa falhou na sua avaliação da empresa e das necessidades.


CN






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