Cultura empresarial nos bancos & seguradoras
Uma estrutura empresarial não é evidente na
maioria das instituições bancárias e de seguros, pois são, geralmente,
empresas muito grandes.
Autonomia e empowerment
Os trabalhadores dão grande importância à autonomia para poderem tomar
as suas próprias iniciativas.
Autonomia é a chave para velocidade e flexibilidade, mas a motivação e
a construção da equipa são condições importantes. Sobretudo os quadros
inferiores têm às vezes a impressão que têm que cuidar deles mesmo.
Os chefes têm tanto trabalho que disponibilizam pouco tempo para conviver.
Há uma diferença entre as
sedes e as agências
Na sede existe mais especialização, cada um tem as suas tarefas, nas
agências a polivalência é mais importante.
As agências são mais pequenas e há um ambiente mais informal em que
participação e iniciativas são muito apreciadas.
Comunicação, conhecimentos
e informação
A comunicação e a transferência de conhecimentos e informação são feitas
através da internet, mail, brochuras, cursos, colegas, etc. A comunicação
para níveis mais baixos não é feita de forma consequente. As mudanças
são mais impostas do que introduzidas através de diálogo. Existem contudo
muitos canais de informação informais.
Há também reuniões e encontros regulares. A estrutura destas organizações
permite-lhes realizarem reuniões com facilidade mas nem sempre são eficientes.
Geralmente há cursos de formação.
Organizações de aprendizagem
Muitas pessoas dizem que as instituições bancárias e de seguros são organizações
de aprendizagem.
Os elementos de uma organização de aprendizagem são:
Lidar com erros: o sector tolera erros mas a atitude é menos descuidada
do que antigamente.
Os conhecimentos são importantes: muitas possibilidade para frequentar
cursos de formação e partilhar conhecimentos são importantes e devem
ser debatidas nas reuniões de trabalho.
Empowerment:
os trabalhadores têm oportunidade para tomar iniciativas, reuniões de
trabalho, caixas de ideias, etc, mas não está claro em que medida estas
ideias são tomadas em conta. Também não é fácil implementar iniciativas
em organizações tão grandes. As decisões estratégicas são tomadas sobretudo
ao nível do topo.
Organizações horizontais: existem grandes diferenças entre organizações
e departamentos.