Análise de tempo como ponto de partida
Quando começar a delinear
um projecto, comece por fazer uma análise detalhada dos prazos envolvidos
e a pensar qual a melhor forma de gerir o seu tempo.
Claro que nem tudo vai correr como planeado: vai minimizar o tempo que
perdeu numa reunião por estar a discutir assuntos fora do contexto ou
o tempo que gastou à procura de uma determinada pasta, por exemplo. Ninguém
gosta de admitir que uma parte do seu dia de trabalho é desperdiçada com
actividades pouco produtivas e talvez nem se aperceba que todos os dias
há momentos em que as coisas não correm bem.
Contudo, quem quer esforçar-se
para conseguir uma melhor gestão do tempo, terá que manter uma agenda.
Assinale as tarefas que vai realizando e o tempo que perde com elas. Tome
nota, também, de quais as alturas do dia em que se sente mais produtivo.
A intenção é verificar, depois,
o que fez e quanto tempo demorou a fazê-lo. Vai ficar admirado ao descobrir
que, inesperadamente, perde muito tempo com coisas como ler o seu Email,
ir a reuniões ou fazer coisas que os colegas lhe pedem.
A partir da sua análise do tempo poderá estabelecer
uma hierarquia de tarefas. Esta hierarquia deve contemplar não só a importância
das tarefas mas também o seu ritmo de trabalho pessoal.