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Alunos de MBA apoiam internacionalização portuguesa



23.03.2015



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Os alunos do The Lisbon MBA (TLMBA) vão ajudar empreendedores e empresas portuguesas a internacionalizar a sua atividade e entrar no mercado mexicano. 

Um apoio possível graças à parceria recentemente firmada entre o TLMBA e a EGADE Business School que viabilizou a criação dos designados México Labs.

O conceito é simples. Através desta iniciativa conjunta, empresas portuguesas ou mexicanas poderão contar com o apoio de uma equipa de consultores especializados (composta por alunos e docentes do The Lisbon MBA e da EGADE) para resolver um problema de negócio no país. Segundo Anabela Possidónio, diretora executiva do The Lisbon MBA, o projeto arranca em julho e terá duração de dois meses resultando em benefício para todos os envolvidos.

“Os México International Labs proporcionam uma experiência real e única de trabalho em âmbito internacional num mercado emergente, na qual se desenvolve o trabalho de equipa entre alunos de Portugal e do México”, explica a responsável adiantando que as equipas multiculturais viabilizadas por esta parceria “vão trabalhar intensivamente nestes projetos de consultoria, em julho e agosto, para depois apresentarem os resultados do seu trabalho às empresas”. Os alunos partem de uma primeira análise dos problemas do negócio a que se segue depois uma fase de contacto com as empresas no México. A partir daqui, as equipas terão de trabalhar à distância, de forma virtual, na pesquisa, análise dos dados e desenvolvimento das propostas.

Segundo Anabela Possidónio, a parceria “permitirá aos alunos trabalhar num caso real de uma empresa, desenvolvendo competências de trabalho em equipa e lidando com uma cultura e dinâmicas comerciais totalmente diferentes”. Para as empresas o ganho mais óbvio “é a oportunidade de terem consultores dedicados a um projeto seu naquele que é o segundo maior mercado da América do Sul”. O México, que excede em dez vezes a população de Portugal (10% da qual com um poder de compra alto ou muito alto), apresenta oportunidades para a maioria das empresas portuguesas pela concentração urbana e níveis consumo, quer ao nível do sector privado quer do público.

Um contexto que leva a diretora do TLMBA a destacar o potencial desta parceria, tanto mais que, como realça, “um dos grandes objectivos do governo mexicano é atrair investimento estrangeiro, tendo procedido a reformas estruturais em sectores estratégicos como energia, telecomunicações, educação, financeiro e mercado de trabalho”. Reformas que estão na base de um projeto que visa posicionar o México como um novo BRIC, e por essa via, um país de grande interesse para as empresas portuguesas.

No âmbito do projeto México Labs, o TLMBA – o MBA que resulta de uma joint venture entre a Nova School of Business and Economics e a Católica-Lisbon School of Business and Economics – está a aceitar candidaturas de empreendedores ou empresas interessados em expandir a sua atividade para o mercado mexicano e beneficiar desta consultoria, ao mesmo tempo que permitem a formação prática dos alunos do curso.






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