Depender dos 
      outros
      
       Numa empresa o trabalho realizado passa sempre 
      por uma interacção com os outros, o produto final não 
      é exclusivo de uma pessoa, há diversas relações 
      complexas que se estabelecem para atingir um determinado resultado. Depender 
      dos outros para realizar determinada tarefa tem benefícios, mas também 
      pode pode revelar-se bastante complicado.
  
  
   
     
      Depender dos outros é 
        ter que pedir informações, aguardar material essencial para 
        o trabalho, ter que conjugar horários para apresentação 
        de trabalhos, marcar entrevistas e apresentações de projectos. 
        Também pode passar por coisas mais simples, como ter uma avaria 
        num computador e ter de esperar que o possam vir arranjar e não 
        poder trabalhar até lá.
       A melhor atitude a tomar, para não ficar demasiado 
        dependente dos outros é ser extremamente organizado e fazer tudo 
        aquilo que possa, para facilitar o trabalho em equipa.
      Cumprir prazos, ter um esquema estruturado das obrigações 
        de cada um e interagir continuamente são condições 
        essenciais para conseguir desempenhar o seu trabalho.
      Nem sempre as coisas correm como é esperado, 
        mas se souber gerir o seu tempo e planear cuidadosamente o seu trabalho, 
        é mais fácil remediar as falhas que ocorram.
      O problema é quando há algo que não 
        depende de si, quando está à espera de um telefonema, um 
        e-mail, um fax, um comunicado, uma remessa de material, um projecto, um 
        pagamento e sem isso não pode agir. 
      Nesse 
        caso deve:
        
        
         
        Contactar a pessoa que está a impedi-lo de continuar o seu trabalho 
        e explicar-lhe a situação;
        
         
        Pedir ajuda aos seus colegas;
        
         
        Recorrer aos seus superiores se não conseguir ultrapassar o problema 
        sozinho; 
        
         
        Continuar a trabalhar se puder, não fique parado, há sempre 
        outras coisas que podem ser adiantadas;
        
        
      No trabalho é importante nunca perder a calma, 
        mas não deixe a situação chegar a um ponto de ruptura. 
        Faça as exigências a que tem direito. Se o problema não 
        está numa falha sua, mas de outra pessoa, tem de agir. Mas aja 
        conforme as circunstâncias envolventes.
        
        Trabalhar em equipa implica depender uns dos outros, mas também 
        implica resultados e se eles não aparecem é porque são 
        necessárias mudanças.
      A falta de mobilidade e adaptação a situações 
        inesperadas, podem dificultar bastante a tarefa, quando os outros não 
        lhe facilitam a vida ou quando a própria empresa é obsoleta. 
      
      A comunicação entre colegas tem de funcionar, 
        para assegurar os resultados. Se souber qual é o seu papel na teia 
        das relações, mais facilmente pode exigir dos outros que 
        cumpram o papel deles e trabalhem numa dependência saudável. 
      
      CN