Não diga, mostre!
Porque é que algumas pessoas, apesar
de serem muito competentes, não se destacam no seu meio profissional?
E a merecida promoção tarda em chegar, apesar dos anos de
trabalho e esforço! Teoricamente, a ordem natural das coisas é
- bom trabalho = promoção - mas nem sempre as coisas são
tão fáceis como parecem.
A
resposta costuma ser simples. Não basta ser bom e competente no que
fazemos, é preciso saber como agir, quando percebemos que esse momento
crucial na carreira está a chegar. Peço a promoção?
Faço pressão?. São perguntas e duvidas comuns quando
estamos nessa situação.
Não há duvida que é preciso muito
esforço para se conseguir a tal merecida promoção.
Mas nada melhor do que algumas boas dicas para tornar esse percurso um
pouco mais fácil. Assim, pense e aja como alguém bem sucedido:
Mostre que você quer uma promoção
Por vezes as pessoas tem receio de mostrar que
querem ser promovidas, pois acreditam que estão a fazer um bom
trabalho e que a curto prazo a promoção chegará.
Deve deixar bem claro o desejo dessa mudança de responsabilidade,
caso contrário o seu chefe poderá ser capaz de nunca considerar
essa possibilidade.
Mostre
o que é capaz de fazer
Se as suas aptidões
não estão a ser usadas no seu trabalho actual, dê
ao seu superior exemplos concretos de como poderia contribuir muito mais
se assumisse funções novas e de maior responsabilidade.
Mostre que poderia facilitar a vida do seu chefe se fosse promovido.
Faça
mais do que os outros
Para mostrar que merece ser
promovido, não basta fazer algo de surpreendente ou trabalhar mais
do que os outros: é preciso trabalhar de forma inteligente. Mostre
que é capaz de obter índices de qualidade e produtividade,
superiores aqueles que até então a empresa apresenta.
Mostre que é
capaz de fazer duas coisas ao mesmo tempo
Uma maneira de provar que merece ser promovido é sugerir que por
um certo período, pode acumular as funções actuais
com as Pense e aja como alguém bem sucedido responsabilidades do
seu novo cargo. Desse modo pode demonstrar ao seu chefe que:
Reconhece a importância do seu trabalho actual;
Poder lidar com a responsabilidade de um novo cargo;
Por ser eficiente, capas de acumular e dar conta de duas funções
simultâneas.
Cuidado com os
seus actos!
Tudo o que fizer será usado a seu
favor ou contra. Não menospreze as pessoas com as quais se relaciona.
Elas são muito importantes para a consolidação da
sua carreira. Trate todos com cortesia e respeito - desde o simples estafeta
ao "big boss".
JD