Notícias

Tecnologia portuguesa transforma gestos em ações de controlo

Tecnologia portuguesa transforma gestos em ações de controlo

A inovação não conhece idades. A equipa de mentores que concebeu e lançou no mercado o projeto Gesto comprova-o. São cinco, todos na casa dos 20 anos, inovadores, determinados e certos do caminho que têm de percorrer e das dificuldades a ultrapassar para expandir o seu projeto - capaz de transformar gestos em ações -, a novos mercados.?

02.01.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Surgiu como negócio em fevereiro deste ano, fruto do trabalho desenvolvido por um grupo de jovens empreendedores de diversas áreas de formação. Andreia Dias, Dora Inácio, Eduardo Araújo, Ricardo Santos e Rui Santos investiram cerca de 30 mil euros na concretização da sua ideia. Juntos produziram um kit do it yourself que permite a construção de um controlador por gestos, criado a partir de uma tecnologia baseada na leitura de sinais musculares, mais concretamente, nos sinais elétricos emitidos pelos grupos musculares. O projeto captou a atenção da Associação Nacional de Jovens Empresários que o considerou um dos conceitos de negócio mais inovadores do ano integrando-o entre os finalistas da edição deste ano do Prémio Jovem Empreendedor. A equipa está numa fase inicial focada no mercado B2B (com destaque para os developers) mas quer captar a atenção de potenciais parceiros e investidores que ajudem o projeto a ganhar escala.

?Na prática, o controlador da Gesto permite aos utilizadores realizar tarefas simples como controlar os slides de uma apresentação, mas também outras mais complexas como o controlo do movimento de próteses, através da simples intenção do utilizador de efetuar esse movimento. Foi, de resto, a falha detetada pela equipa no segmento da reabilitação, nomeadamente no controlo não-invasivo de próteses, que inspirou o desenvolvimento do projeto. “Hoje em dia, a única forma de controlo de próteses (para braços e pernas) não tem um processo automático, ou então é feito a partir de implantes colocados no interior da cabeça”, explica Ricardo Santos. Uma tecnologia que por ser cara, não está disponível para a enorme quantidade de pessoas que sofrem deste problema.?O objetivo da equipa foi “criar o primeiro sistema de controlo de próteses em qualquer zona do corpo, utilizando uma tecnologia não invasiva de baixo-custo”, explicam.

No decorrer do processo depararam-se com o enorme potencial de expansão para outro tipo de aplicações de controlo por gestos, como os controladores de jogos sem necessidade de câmaras ou controlo de sistemas móveis no dia-a-dia (smartphones e outros). Utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas é o foco desta equipa que está neste momento na fase de prototipagem industrial do seu projeto. A tecnologia que desenvolveram permite aos consumidores a sua utilização para construir as suas próprias aplicações, garantindo a diversificação das potenciais finalidades do produto.

BI Empresarial

Promotores:
Andreia Dias, 22 anos, engenharia biomédica e biofísica
Dora Inácio, 22 anos, Engenharia Biomédica e Biofísica
Eduardo Araújo, 21 anos, Design Industrial
Ricardo Santos, 22 anos, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Rui Santos, 26 anos, Engenharia Biomédica e Biofísica

Área de atividade:
“A Gesto tem como principal atividade a eletrónica vestível de aquisição biométrica”. Por outras palavras, a dedica-se à produção e comercialização de um kit do-it-yourself que permite a construção de um controlador por gestos, oferecendo ao utilizador todo o hardware e software necessários.

Data da criação:
Fevereiro de 2014.

Investimento inicial:
Cerca de 30 mil euros que deverão ser recuperados em junho de 2015.

Empregos criados:
Nesta fase, apenas os dos cinco fundadores da empresa. A previsão é de que novas contratações surjam à medida da evolução do projeto, sobretudo nas áreas de eletrónica e informática.

Público-alvo:?
“Makers e developers”, entusiastas de tecnologia, todos aqueles que têm gosto em construir os seus próprios gadgets e investigadores na área de reabilitação.



OUTRAS NOTÍCIAS
Jovens querem empregos estáveis

Jovens querem empregos estáveis


Mais de metade dos estudantes portugueses (58%) prefere trabalhar por conta de outrem do que ser trabalhador independente ou criar o seu próprio projeto empresarial. A prioridade à estab...

2014: os líderes da contratação

2014: os líderes da contratação


Os dados disponíveis sobre a evolução do mercado nacional de emprego permitem classificar 2014 como um ano positivo. Seja por força da criação de novas oportu...

easyJet recruta para programa de estágios

easyJet recruta para programa de estágios


A rede europeia de transportes aéreos easyJet está a selecionar recém-licenciados para a quarta edição do seu programa europeu de estágios, que decorrer&aacut...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS