Notícias

Recrutadores vão à escola

Recrutadores vão à escola

A Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, é a rampa de lançamento do projeto Inspiring Future, um programa de orientação profissional e desenvolvimento de competências, direcionado a alunos do ensino secundário. O projeto nasceu da constatação de que as empresas querem fortalecer o seu employer branding e têm de chegar ao talento cada vez mais cedo.

03.01.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Chegar ao talento cada vez mais cedo é a estratégia de um número crescente de empresas que procuram assim reforçar o seu posicionamento com recrutadores atrativos. Filipa Cunha e Eduardo Filho perceberam a tendência e demonstraram a um conjunto de organizações empresariais que “cedo” não é apenas ter presença assídua nas feiras de emprego das universidades. É sobretudo marcar terreno nas escolas secundárias, no momento em que os talentos do futuro decidem as suas opções profissionais. É esta a visão que sustenta o projeto Inspiring Future, que na próxima semana se lança no terreno com a primeira de 70 feiras de orientação vocacional que levarão às escolas secundárias portuguesas instituições de ensino superior e alguns dos grandes recrutadores nacionais.

Na escola secundária José Gomes Ferreira, que marca o arranque do périplo, o Inspiring Future deverá a abranger cerca de 850 alunos, 260 dos quais a frequentar o 12º ano. Mas as ambições de Filipa Cunha e Eduardo Filho são muito maiores. Entre janeiro e junho deste ano, o evento que projetaram irá percorrer as cerca de 70 escolas secundárias da Grande Lisboa que se associaram á primeira fase deste projeto. No total, a iniciativa deverá abranger cerca de 40 mil alunos, com idades entre os 16 e os 19 anos, esperando posicionar-se como um contributo relevante para as suas opções profissionais futuras.

“O Inspiring Future é um projeto sem fins lucrativos que tem como objetivo estabelecer uma relação de confiança e qualidade entre o sistema de ensino superior e as escolas secundárias, agilizando o processo de comunicação e divulgação da oferta educativa existente, de forma equitativa e eficaz”, explica Eduardo Filho, diretor da Inspiring. Mais do que uma feira de orientação vocacional, o Inspiring Future apresenta-se nas escolas com a missão de trabalhar as competências de desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Além das empresas, universidades e instituições de vários tipos que fazem parte da sua comitiva, o projeto está também cimentado na realização de um conjunto de workshops pensados para trabalhar competências como a autonomia, o empreendedorismo, a motivação, proatividade, assertividade e a capacidade relacional.

“Este projeto está criado para responder às necessidades dos alunos do secundário, apoiando-os na fase de transição de vida em que se encontram”, explica Filipa Cunha, responsável pedagógica do Inspiring Future. A cada uma das 70 escolas, a equipa e toda a comitiva dedicarão um dia de atividades. “As escolas e as empresas que nos acompanham vão poder explicar aos alunos quais os perfis e as competências mais valorizadas pelos recrutadores”, explica. A meta é levar os alunos a tomarem decisões mais informadas em relação ao seu futuro profissional. No ano letivo de 2013-2014, o projeto estará concentrado nas escolas secundárias da Grande Lisboa, mas no próximo ano, a ambição da equipa é ganhar escala nacional.



OUTRAS NOTÍCIAS
Novo Erasmus+ já está no terreno

Novo Erasmus+ já está no terreno


O novo programa da União Europeia para o ensino, formação, juventude e desporto, Erasmus+ já está em vigor. O programa que tem um prazo de execução at&...

Empresas reforçam marketing e jurídico

Empresas reforçam marketing e jurídico


A típica sazonalidade de dezembro não fez diminuir no final do ano a tendência positiva de contratações que na última metade de 2013 se foi acentuando. No &uac...

Mulheres falham cargos de direção

Mulheres falham cargos de direção


Mas quando a meta é contratar para funções de liderança, só 24% chegam a cargos de cargos de direção. Os dados resultam de um estudo realizado pela emp...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS