Notícias

Empresas reforçam marketing e jurídico

Empresas reforçam marketing e jurídico

As empresas nacionais fecharam o ano com um claro investimento no reforço dos seus departamentos de marketing e assuntos jurídicos. Em dezembro, a procura de advogados e marketeers destacou-se no saldo global das oportunidades de emprego divulgadas no universo Expresso Emprego pela sua dinâmica.

03.01.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR
LinkedIn Twitter Facebook Google+



A típica sazonalidade de dezembro não fez diminuir no final do ano a tendência positiva de contratações que na última metade de 2013 se foi acentuando. No último mês do ano, o saldo de oportunidades de emprego, nacionais e internacionais, divulgadas no universo Expresso Emprego - versão impressa e página online expressoemprego.pt - fixou-se nas 751 ofertas. O número contrasta com a dinâmica registada no período pré-crise, mas espelha um ano que apesar das inúmeras dificuldades sentidas por quem procura emprego, conseguiu ainda assim evidenciar sinais de alguma recuperação nas dinâmicas de contratação.

As Tecnologias de Informação foram, sem grande novidade e à semelhança do que foi sendo prática durante todo o ano, o grande motor das novas contratações e das oportunidades geradas no mercado. As engenharias seguiram a tendência - sobretudo nos ramos eletrotécnico, informático, químico e mecânico. Mas o último mês do ano trouxe boas notícias para os profissionais com qualificações na área do marketing e do Direito. No primeiro caso, é clara a aposta das empresas na contratação destes perfis, não só para integrarem os seus departamentos de marketing, como também para reforçar as novas estratégias comerciais, já que as funções ligadas à área comercial e de vendas registaram também um contrastante incremento face ao mês anterior e à média verificada ao longo de todo o ano.

No caso específico dos advogados, a justificação pode ser outra. O aumento da procura de licenciados e mestres na área do Direito coincide com a abertura dos processos de recrutamento em algumas das principais sociedades nacionais de advocacia, que preparavam já em dezembro a seleção dos novos advogados que integrarão os escritórios este ano. Com os métodos de seleção cada vez mais exigentes e a batalha pela deteção dos melhores talentos cada vez mais renhida entre as sociedades de topo, os processos de seleção iniciam-se largos meses antes da contratação final.

Perfis financeiros em alta

O ano de 2013 fica igualmente marcado por uma procura elevada de profissionais com valências e especializações diversas na área financeira. Analistas, auditores, controllers, consultores, economistas e contabilistas, voltaram a registar forte procura no último mês do ano. Saldo bastante positivo têm também os licenciados em Gestão que procuram uma oportunidade no mercado de trabalho nacional. As empresas continuam a gerar boas oportunidades para os perfis que consigam destacar-se.
A área do recrutamento e seleção também se posicionou entre as prioritárias para as empresas na última metade de 2013. Foi notório o aumento da procura de profissionais qualificados na área da Gestão de Recursos Humanos a partir de julho. A tendência acentuou-se em dezembro.


Quem recruta mais*

O ranking dos maiores recrutadores apurados pelo Expresso Emprego em dezembro espelha o que foi tendência durante todo o ano de 2013: um mix de investimento nacional e estrangeiro nos recursos humanos nacionais. A liderança deste mês fica nas mãos da Salsa que reforçou a sua estrutura não só em vendas como em funções mais ligadas à gestão. Mas nesta tabela destaca-se também a Brico Depôt que se prepara para entrar em Portugal e gerar novos postos de trabalho.

1º Salsa
2º Brico Depôt
3º Nors
4º OptimHome
5º Grupo Hipogest
6º Grupo Entreposto
7º Leadership Business Consulting
8º Sonae
9º Bial
10º LIDL

*Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.




OUTRAS NOTÍCIAS
Mulheres falham cargos de direção

Mulheres falham cargos de direção


Mas quando a meta é contratar para funções de liderança, só 24% chegam a cargos de cargos de direção. Os dados resultam de um estudo realizado pela emp...

Emigração já ultrapassa a barreira dos 100 mil

Emigração já ultrapassa a barreira dos 100 mil


O secretário de Estados das Comunidades aponta para que cerca de 100 mil portugueses tenham emigrado no último ano. O número choca pela dimensão, mas entre o grupo dos que ...

Inovar na área social

Inovar na área social


Projetos inovadores, focados e orientados para a resolução de problemas da sociedade como a educação, o ambiente, a saúde, os direitos humanos ou os direitos dos ani...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO




ÚLTIMOS EMPREGOS


1 (um) Coordenador

ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos

Advogado

Anónimo