Notícias

Jerónimo Martins recruta 20 futuros líderes

Jerónimo Martins recruta 20 futuros líderes

Tem 30 anos e desde a sua criação já integrou mais de 600 jovens em início de carreira, alguns ocupam hoje cargos de direção da empresa. A edição 2017 do Management Trainee Programme da Jerónimo Martins já está em marcha. Há 20 vagas disponíveis. Só os melhores têm acesso.

03.12.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



“Este é um programa de primeiro emprego, não de estágio”. É desta forma que Wojciech Zytkowiak, head of Talent Programmes & Employer Branding da Jerónimo Martins, resume o Management Trainee Programme, o programa-bandeira do grupo que nas últimas três décadas tem servido de rampa de lançamento para vários jovens talentos dentro da empresa. No próximo ano, a fórmula de acolhimento de talento volta a repetir-se. Há 20 vagas disponíveis na empresa para jovens mestres e as candidaturas ao programa, que tem data de início marcada para julho de 2017, decorrem até 31 de janeiro do próximo ano.

Embora o Management Trainee Programme constitua uma oportunidade de carreira em gestão, não se destina apenas a alunos com um perfil académico nessa área. “Na última edição do programa integrámos não só alunos de Gestão e áreas relacionadas, mas também pessoas de Biologia, Engenharia Civil, Aeroespacial, Ambiente, História, Jornalismo, Relações Internacionais, Medicina Tradicional Chinesa, entre outros”, desmistifica Wojciech Zytkowiak acrescentando que “estes perfis vêm dar resposta à necessidade crescente de aumentar a diversidade das nossas equipas de gestão”.

Orientado para jovens mestres em várias áreas de conhecimento, o programa possibilita, segundo o líder de talento da empresa, “um desenvolvimento de carreira estruturado, numa combinação única entre formação on-the-job e experiências de desenvolvimento de competências transversais de gestão e liderança”. O programa, com duração de um ano, coloca os trainees em contacto com equipas de loja e logística e gestores seniors do grupo, promovendo um conhecimento aprofundado do negócio ao longo de todo o período em que decorre a formação on-job. Porém, Wojciech Zytkowiak esclarece que a missão do Management Trainee Programme não cessa ao final de 12 meses. “O desenvolvimento dos Management Trainees é pensado no longo-prazo, começando desde logo por promover a aceleração de carreira durante os seus primeiros três anos no Grupo. No fundo, criamos as bases para formar os nossos líderes do future”.

E são vários os casos que comprovam o sucesso do projeto. A longa experiência do projeto – três décadas – tem permitido segundo o responsável escrever várias histórias de sucesso na construção de carreiras dentro do grupo. Casos com ops diretores gerais das principais empresas do Grupo Jerónimo Martins - Biedronka e Pingo Doce – têm em comum o facto de terem chegado à empresa através do programa de trainees, demonstrando a importância estratégica que o projeto de captação de talento e desenvolvimento de carreira tem para a empresa.

a edição 2017 do Management Trainee Programme, agendada para Julho, o Grupo Jerónimo Martins estará a identificar talentos com formação ao nível do mestrado (concluído ou em fase de conclusão), com um excelente domínio do inglês e envolvimento em actividades extra-curriculares e experiências internacionais ou de trabalho. Mas o líder de talent do grupo reforça que “o perfil único de cada candidato é um factor decisivo no processo de selecção”.

Para Wojciech Zytkowiak “é naturalmente fundamental que estejam alinhados com os princípios orientadores do grupo e, nessa medida, os candidatos devem ter entusiasmo pelo negócio da distribuição alimentar, dedicação ao consumidor e a vontade de fazer mais e melhor todos os dias”, mas factores como a capacidade e ambição de liderar equipas, a orientação para os resultados e a flexibilidade, bem como a adaptação a situações de mudança são essenciais para vencer com sucesso um exigente processo de seleção.



OUTRAS NOTÍCIAS
Gestores de reputações

Gestores de reputações


Foi o gosto pela comunicação digital que uniu Andreia Felizardo e Cláudio Correia, mas foi a convicção de que, cada vez mais, o mercado e as empresas necessitam de s...

Startup de gestão de saúde conquista prémio ANJE

Startup de gestão de saúde conquista prémio ANJE


É o mais antigo galardão a distinguir o potencial de projetos inovadores gerados em solo luso. Desde 1998 que o Prémio Jovem Empreendedor, criado pela Associação Nac...

Recursos Humanos são pouco valorizados

Recursos Humanos são pouco valorizados


Para 42% dos empresários portugueses, líderes de empresas de pequena e média dimensão (PME’s), a redução de despesas e custos é encarada como a m...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS