Notícias

Empresas procuram gestores de RH

Empresas procuram gestores de RH

A tendência é própria de momentos de maior vitalidade económica e otimismo empresarial. Quando a estratégia de contratação e captação de talento volta a esta em cima da mesa dos empresários, o recrutamento de líderes de recursos humanos, capazes de assumir as rédeas dos processos de contratação e gestão de talento, volta a ser uma prioridade. É o que está a acontecer nas empresas nacionais.

04.11.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



No último mês, o número de oportunidades de emprego para gestores ou diretores de Recursos Humanos, divulgadas no Expresso Emprego (versão impressa e plataforma online expressoemprego.pt), mais do que duplicou face a setembro. A área não é a líder das contratações - as funções ligadas às Engenharias e Tecnologias de Informação continuam a figurar nas posições cimeiras do ranking dos recrutamentos - mas a aposta dos empregadores em integrar especialistas em gestão de pessoas nas suas organizações está a aumentar. No último mês, num total de 2.849 ofertas de emprego divulgadas, 120 focavam perfis com competências na área da gestão de recursos humanos, fossem gestores ou diretores de departamento. Em setembro, o número de ofertas não excedia as 56.

Estudos recentes, como o da consultora de recrutamento Hays, realizados junto de alguns dos principais recrutadores nacionais comprovam um aumento das perspetivas de contratação das empresas, mas também uma atenção crescente às estratégias de retenção de talento. Em áreas onde as dificuldades de contratação são já críticas, como alguns sectores das engenharias ou tecnologias, mais do que identificar talento, é determinante ter um departamento de recursos humanos capaz de definir e conduzir estratégias de formação, motivação e progressão profissional capazes de garantir a permanência dos melhores talentos na empresa.

Essa necessidade poderá justificar o reforço da contratação de especialistas de recursos humanos identificado em outubro no Expresso Emprego. Numa análise sectorial das ofertas, constata-se que a maioria das novas oportunidades de emprego geradas continuam a estar associadas aos sectores da Engenharia, Tecnologias de Informação, Banca, Seguros e área Financeira, Construção e Indústria e Comércio, Franchising e Vendas.

Quem recruta mais
Sectorialmente, as Tecnologias de Informação e as Engenharias continuam a ser o grande motor das novas contratações que ocorrem em território nacional. Empresas como a CreativeSystems, Integer Consulting, Winprovit e agap2iT integram o ranking dos principais recrutadores do Expresso Emprego no último mês.

1º CreativeSystems
2º Gestamp Cerveira
3º Integer Consulting
4º Winprovit
5º Lusiaves
6º agap2iT
7º Grupo Sigma
8º ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões
9º BNP Paribas Personal Finance
10º Centro Hospitalar Barreiro Montijo



OUTRAS NOTÍCIAS
E você, é imune ao desemprego?

E você, é imune ao desemprego?


Competências sociais (de relacionamento humano) e de raciocíonio matemático. São estes, segundo o professor de Harvard, David Deming, os dois grandes trunfos dos profissiona...


"Foco a minha atenção nas soft skills dos candidatos"


Mesmo em cenários de crise, como os vividos recentemente em Portugal, a Nestlé sempre manteve um nível constante de contratações. Em 2013, a empresa lançou a ...

€100 mil para a melhor ideia de Turismo

€100 mil para a melhor ideia de Turismo


Descobrir e tornar real a melhor solução digital que permita otimizar a experiência de visita a um museu ou um monumento histórico, e com isso atrair novos visitantes e ajud...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS