Notícias

Temporada de estágios

Chegou a altura dos jovens começarem a sondar o mercado
10.04.2008


  PARTILHAR



Cátia Mateus

A ‘época oficial' de estágios está prestes a arrancar. Com a proximidade do final do ano lectivo são muitos os estudantes universitários que começam a pesquisar no mercado uma oportunidade de exercer a profissão que escolheram. Existem vários programas de estágio destinados a apoiar os estudantes nesta tarefa. Um deles é o PEJENE — Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas. Promovido pela Fundação da Juventude, este programa já soma 16 edições e está a receber candidaturas até final deste mês.

Têm uma duração mínima de dois meses e máxima de três e direccionam-se a jovens que se encontram a frequentar o penúltimo e último ano de um curso de ensino superior, qualquer que se seja a área. O PEJENE arrancou, sob a alçada da Fundação da Juventude, em 1992, com o intuito de “criar uma relação directa entre as universidades e as empresas, durante o período de formação escolar e curricular dos jovens, permitindo-lhes assim aceder a uma experiência profissional reconhecida que pudesse facilitar a sua posterior entrada no mercado de trabalho”.

As inscrições para a 16ª edição do programa decorrem até 30 de Abril, para os candidatos, e 19 de Maio para as empresas e podem ser formalizadas a partir do sítio http://www.fjuventude.pt/pejene2008. Os estágios decorrem durante as férias de Verão, entre Julho e Setembro e a organização acredita que através deste programa, “os jovens estudantes têm a possibilidade de beneficiar de uma primeira experiência em contexto de trabalho, numa empresa ou instituição, permitindo uma real aproximação ao mundo do trabalho, enriquecendo também, desta forma, os seus currículos e fortalecendo as suas competências sociais e profissionais”.

Mas não são só os candidatos ao estágio que retiram deste sistema benefícios. Para as empresas esta permuta traduz-se em vantagens como o facto de passarem a dispor de técnicos qualificados com elevada motivação e em formação contínua, durante o período de férias de Verão. Para a organização deste programa esta é também uma forma inequívoca de identificar e seleccionar potenciais colaboradores, bem como de estreitar a sua ligação com o mundo académico.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS