Notícias

Saúde, finanças e TIC crescem nas contratações

Saúde, finanças e TIC crescem nas contratações

Dezembro foi o mês menos dinâmico de 2011 em matéria de empregabilidade. Os últimos dados relativos às ofertas publicadas no universo Expresso Emprego (versão impressa e site www.expressoemprego.pt) demonstram uma quebra no número de ofertas publicadas e, proporcionalmente, também nas candidaturas enviadas via site.
05.01.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Para 407 oportunidades divulgadas registaram-se 41.642 candidaturas. Números que contrastam com janeiro de 2011, o mês mais dinâmico do ano, com 799 ofertas e 71.564 respostas a anúncios via site. Ainda assim, a análise dos dados permite constatar que para lá dos cenários mais sombrios, o país ainda é capaz de gerar oportunidades de carreira aliciantes em sectores como o comércio e vendas, saúde indústria e tecnologias de informação. As funções comerciais continuam no topo dos perfis mais procurados pelas empresas no último mês do ano passado, mas há que destacar algumas alterações relevantes face ao que foi prática do mercado durante todo o ano.

Se 2011 se caracterizou por uma disputa entre o marketing/ vendas e as engenharias no número de ofertas divulgadas, dezembro trouxe oportunidades a novos sectores, sobretudo os ligados à saúde, tecnologias de informação e comunicação e também às funções ligadas ao controle e gestão financeira.

Para os analistas programadores, por exemplo, foram divulgadas 68 ofertas num universo total de 407. Os especialistas de rede e servidores, técnicos de informática, help-desk e gestores de conteúdos registaram, cada um, 30 ofertas de emprego. Na banca, seguros e área financeira o Expresso Emprego registou 52 ofertas. Os diretores comerciais e financeiros, os economistas, contabilistas, controllers e gestores puderam contar neste mês com o mercado de trabalho bastante dinâmico para as suas funções. Sinal de que as empresas assumiram como estratégia reforçar as suas áreas financeiras para minimizar os riscos de 2012.

Não obstante estas novas funções emergentes, os engenheiros mantiveram o seu dinamismo no mercado das contratações, constatando-se uma grande procura de profissionais formados em território nacional (nos diversos ramos deste sector) por parte de empresas estrangeiras, sobretudo angolanas. Na área da engenharia e, apesar da manifesta crise do sector imobiliário nacional, foram os engenheiros civis e mecânicos os perfis mais procurados em dezembro, sobretudo para carreiras internacionais.

O país fecha assim o ano com mudanças na estratégia de recrutamento das empresas que, em época de adversidade reforçam não só as suas equipas comerciais, mas também as financeiras e as ligadas ao universo das tecnologias de informação que se posiciona como uma importante fonte de receitas no futuro.

Quem recruta mais*

Como é característico do mês de dezembro, o número de ofertar divulgadas sofreu um ligeiro decréscimo face ao mês anterior. Nas 407 oportunidades de trabalho divulgadas no mês passado, ficaram favorecidos os profissionais ligados à banca, seguros, vendas ou gestão, que registaram maior número de ofertas de emprego. Novas oportunidades que não se restringiram apenas ao mercado nacional, já que as vagas divulgadas para o estrangeiro, sobretudo para o mercado angolano, são em cada vez maior número. Eis os principais recrutadores do mês:
1º BCA
2º Teleperformance
3º MetLife
4º FUJITSU
5º Auto Sueco Angola
6º Cleverti
7º ERA EXPO
8º Grupo Calzedonia
9º Sonae
10º Fitness Hut


OUTRAS NOTÍCIAS
Palestras grátis para profissionais

Palestras grátis para profissionais


O Centro Comercial Dolce Vita Ovar e a Fundação de Ensino e Desenvolvimento de Paços de Brandão (FEDESPAB) uniram-se no desígnio de apoiar os profissionais daquela região a Norte do país, na sua valo...

Retalho lidera recrutamento

Retalho lidera recrutamento


Apesar do mercado laboral nacional estar a sofrer algum clima de incerteza, ainda existem possibilidades de emprego em Portugal. Há sectores que continuam a recrutar e até profissões e funções que res...

Évora recebe parque de ciência e tecnologia

Évora recebe parque de ciência e tecnologia


O Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, que deverá nascer em Évora já no próximo ano, vai agregar laboratórios para apoiar empresas em várias vertentes como as energias renováveis, o ambiente e ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS