Ricardo Peres, diretor de recursos humanos da Central de Cervejas e Bebidas, não tem dúvidas de que para ter sucesso e atrair talento, um processo de recrutamento tem de espelhar a imagem e o posicionamento de uma empresa. Só assim, garante, é possível captar o capital humano com o DNA e a cultura da marca. Foi o que fez a Central de Cervejas quando decidiu criar de raiz o seu programa de atração de talento. A empresa detentora das marcas Sagres, Heineken, LUSO e Desperados, associou-se à Talent City para estruturar o programa de trainees “The Unforgettable Journey” (A Viagem Inesquecível) que está atualmente no terreno. Juntas percorreram as melhores universidades do país para detetar jovens com o potencial necessário, para no futuro assumirem posições de liderança na empresa.
Uma porta de entrada no universo Central de Cervejas e Bebidas. É desta forma que Ricardo Peres define o programa de recrutamento de trainees que a empresa está a desenvolver sob a chancela “The Unforgettable Journey”, porque afinal é exatamente disso que se trata: uma viagem. “Encaramos os quatro talentos que estamos a recrutar neste processo, como elementos que daqui a cinco anos poderão estar numa posição de report à Comissão Executiva da Central de Cervejas, ou que sejam mesmo futuros membros dessa comissão”, explica Ricardo Peres enfatizando que o objetivo do programa é atrair os melhores entre os melhores e proporcionar-lhes um percurso acelerado de formação com vista ao seu desenvolvimento.
Espírito combativo e guerreiro, uma orientação vencedora, capacidade de concretização, assertividade, ambição e rápida capacidade de aprendizagem serviram de inspiração à empresa para selecionar – através de um processo de quizz online, triagem curricular e entrevistas telefónicas - entre 800 candidatos, os 90 que começaram esta semana a disputar as diversas provas de seleção que programa contempla e são tudo menos previsíveis.
Logo no primeiro dia de provas o grupo de 90 fica reduzido a 35 candidatos que iniciarão uma viagem de dois dias onde tudo pode acontecer e onde as opções que tomarem face ao inesperado e a iniciativa que tiverem para solucionar as várias questões, servirão de elementos de decisão aos “observadores” da Central de Cervejas que acompanharão a viagem. Só 11 elementos passarão à etapa seguinte. Nesta etapa, depois de já testados fatores como a atitude, competências comportamentais, espírito de equipa, os candidatos vão passar por uma entrevista e, posteriormente, terão de realizar uma missão que lhes será designada e apresentá-la perante a Comissão Executiva. Os melhores quatro candidatos integrarão a empresa, já em finais de abril, como trainees.
“O objetivo da Unforgettable Journey é integrar um grupo de jovens de elevado potencial, num programa de fast track development com duração de 18 meses e ao mesmo tempo tornar a Central de Cervejas uma primeira escolha para os melhores talentos dentro das áreas target de recrutamento da empresa”, explica o diretor de recursos humanos. Para Ricardo Peres, associada à necessidade interna de injetar talento na sua estrutura, a Central de cervejas tem também como ambição atrair a nova geração Millennium para uma nova cultura que a empresa tem e quem ampliar. “O que domina a nossa cultura são as nossas marcas e o espírito das nossas marcas é o tipo de perfil que conseguiremos atrair com um programa de recrutamento desta natureza”, enfatiza.
Os quatro candidatos selecionados neste programa integrarão a área de Commerce, Finanças e Operações. Durante um período de 18 meses vão rodar entre várias áreas dos respetivos departamentos. “O nosso objetivo não é colocar estes candidatos a realizarem funções do dia-a-dia. O objetivo é durante 18 meses apostar no seu desenvolvimento”, explica Ricardo Peres adiantando que a empresa promove também, em paralelo, diversos estágios profissionais. Em média a Central de Cervejas colhe 50 a 60 estagiários por ano, oriundos de diversas universidades, que têm na empresa o seu primeiro contacto com o mercado de trabalho.