Na DELL Portugal trabalham atualmente 130 profissionais, onde se incluem quadros da empresa e colaboradores subcontratados. O número de novas contratações a realizar para a operação portuguesa da tecnológica, no âmbito da anunciada estratégia de expansão global da marca, não é ainda conhecido, mas Pedro Gonçalves, diretor de Serviços da empresa em Portugal, confirma que algumas destas contratações já estão em curso e que até final do corrente ano “a previsão é de que o headcount da empresa aumente entre cinco a dez por cento”.
Nos últimos anos, a DELL Portugal reforçou maioritariamente a sua estrutura com profissionais das áreas da engenharia, serviços profissionais, consultoria e financeira. “Cerca de 75% dos quadros da companhia são licenciados, com formação técnica nas áreas de Engenharia e Gestão”, explica Pedro Gonçalves confirmando que as prioridades de contratação são as áreas mais comerciais e as da engenharia. Uma aposta que deverá manter-se nos processos atualmente em curso e nos demais que estão previstos. Na região da Europa, Médio Oriente e Àfrica (EMEA), a empresa deverá integrar 450 novos elementos, que se orientarão para um “maior foco nos clientes e no objetivo de manter a liderança no fornecimento de soluções completas e escaláveis”.
No cargo que ocupa, Pedro Gonçalves está focado em permitir o crescimento sustentado da marca, “concretizando projetos e contratos de serviços inovadores, alcançando casos de sucesso e de reconhecimento internacional e mantendo o contínuo grau de satisfação dos clientes”. E em matéria de inovação, o diretor de serviços não tem dúvidas em defender que “o trabalho realizado em Portugal (à nossa escala) está ao nível de qualquer potência europeia, ultrapassando e superando, muitas vezes, os níveis de inovação tecnológica de referência”. É na prossecução desta tendência que o gestor está centrado sempre que identifica talento para a sua equipa.
“Não temos escolas de referência e contratamos apenas com base na avaliação curricular e profissional dos candidatos”, explica argumentando que “para integrar a DELL, os candidatos têm de possuir um currículo académico e profissional ajustado a cada vaga”. Não existem também competências predefinidas para integrar a empresa. Garante o diretor que no seu crivo de seleção são valorizados os requisitos adaptados a cada função e a fluência em inglês, natural numa empresa de origem americana.
Pedro Gonçalves?
43 anos?
Diretor de Serviços da DELL Portugal com tutela da área de recursos Humanos
Formação:
É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e pós-graduado em Empreendedorismo pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.
Primeiro emprego:
Entrou no mercado de trabalho aos 23 anos, na Compta SA.
Percurso:
Foi na área de suporte técnico a sistemas críticos, do Departamento de Sistemas e Aplicações da Compta, que iniciou a sua carreira profissional. Ainda na empresa integrou as equipas de consultoria e análise de projetos a grandes clientes e foi consultor de pré-venda de soluções de infraestruturas e coordenador operacional da equipa de suporte a Sistemas e Infraestruturas. Do seu currículo faz ainda parte a Fujitsu Siemens Computers, onde foi gestor de conta do mercado da Administração Pública, antes de ingressar na DELL Portugal, onde está desde 2007. Na empresa liderou a criação do departamento de serviços profissionais em Portugal, desenvolveu o projeto piloto na EMEA para serviços cloud (criação e lançamento da oferta cloud no país) até se tornar diretor de Serviços em Portugal e consultor de serviços na região EMEA para projetos e soluções DELL OEM.
Competências mais valorizadas:?
“Valorizamos sempre os requisitos adaptados a cada vaga. Sendo uma empresa americana, é apenas mandatório ser fluente em inglês, a língua oficial da companhia”, explica.