Notícias

Recrutamento estratégico nas TI

Recrutamento estratégico nas TI

A tecnológica DELL anunciou recentemente aquela que já é por muitos considerada a maior investida de contratação da empresa nas regiões da Europa, Médio Oriente e África. A nível global, a empresa deverá integrar ainda este ano cerca de mil novos profissionais. Portugal está nesta rota de expansão da empresa e é Pedro Gonçalves, diretor de Serviços com tutela da área de Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção, quem terá uma palavra a dizer nos novos talentos a contratar.

17.09.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Na DELL Portugal trabalham atualmente 130 profissionais, onde se incluem quadros da empresa e colaboradores subcontratados. O número de novas contratações a realizar para a operação portuguesa da tecnológica, no âmbito da anunciada estratégia de expansão global da marca, não é ainda conhecido, mas Pedro Gonçalves, diretor de Serviços da empresa em Portugal, confirma que algumas destas contratações já estão em curso e que até final do corrente ano “a previsão é de que o headcount da empresa aumente entre cinco a dez por cento”.

Nos últimos anos, a DELL Portugal reforçou maioritariamente a sua estrutura com profissionais das áreas da engenharia, serviços profissionais, consultoria e financeira. “Cerca de 75% dos quadros da companhia são licenciados, com formação técnica nas áreas de Engenharia e Gestão”, explica Pedro Gonçalves confirmando que as prioridades de contratação são as áreas mais comerciais e as da engenharia. Uma aposta que deverá manter-se nos processos atualmente em curso e nos demais que estão previstos. Na região da Europa, Médio Oriente e Àfrica (EMEA), a empresa deverá integrar 450 novos elementos, que se orientarão para um “maior foco nos clientes e no objetivo de manter a liderança no fornecimento de soluções completas e escaláveis”.

No cargo que ocupa, Pedro Gonçalves está focado em permitir o crescimento sustentado da marca, “concretizando projetos e contratos de serviços inovadores, alcançando casos de sucesso e de reconhecimento internacional e mantendo o contínuo grau de satisfação dos clientes”. E em matéria de inovação, o diretor de serviços não tem dúvidas em defender que “o trabalho realizado em Portugal (à nossa escala) está ao nível de qualquer potência europeia, ultrapassando e superando, muitas vezes, os níveis de inovação tecnológica de referência”. É na prossecução desta tendência que o gestor está centrado sempre que identifica talento para a sua equipa.

“Não temos escolas de referência e contratamos apenas com base na avaliação curricular e profissional dos candidatos”, explica argumentando que “para integrar a DELL, os candidatos têm de possuir um currículo académico e profissional ajustado a cada vaga”. Não existem também competências predefinidas para integrar a empresa. Garante o diretor que no seu crivo de seleção são valorizados os requisitos adaptados a cada função e a fluência em inglês, natural numa empresa de origem americana.

Pedro Gonçalves?
43 anos?
Diretor de Serviços da DELL Portugal com tutela da área de recursos Humanos

Formação:
É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e pós-graduado em Empreendedorismo pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

Primeiro emprego:
Entrou no mercado de trabalho aos 23 anos, na Compta SA.

Percurso:
Foi na área de suporte técnico a sistemas críticos, do Departamento de Sistemas e Aplicações da Compta, que iniciou a sua carreira profissional. Ainda na empresa integrou as equipas de consultoria e análise de projetos a grandes clientes e foi consultor de pré-venda de soluções de infraestruturas e coordenador operacional da equipa de suporte a Sistemas e Infraestruturas. Do seu currículo faz ainda parte a Fujitsu Siemens Computers, onde foi gestor de conta do mercado da Administração Pública, antes de ingressar na DELL Portugal, onde está desde 2007. Na empresa liderou a criação do departamento de serviços profissionais em Portugal, desenvolveu o projeto piloto na EMEA para serviços cloud (criação e lançamento da oferta cloud no país) até se tornar diretor de Serviços em Portugal e consultor de serviços na região EMEA para projetos e soluções DELL OEM.

Competências mais valorizadas:?
“Valorizamos sempre os requisitos adaptados a cada vaga. Sendo uma empresa americana, é apenas mandatório ser fluente em inglês, a língua oficial da companhia”, explica.



OUTRAS NOTÍCIAS
Skills Jovem treina competências

Skills Jovem treina competências


O projeto é inovador, foi criado com base numa iniciativa da sociedade civil, com apoio de instituições como o Instituto do Emprego e Formação Profissional e do GRAC...

Progressão pelo mérito atrai novos cérebros para a ciência

Progressão pelo mérito atrai novos cérebros para a ciência


Nos últimos 12 anos, as equipas de investigadores do iMM Lisboa descobriram novos mecanismos responsáveis pelo crescimento de tumores, desenvolveram potenciais terapias futuras baseadas ...

Militares treinam líderes

Militares treinam líderes


O curso é intensivo, soma oito edições, e de 21 a 25 de setembro vai voltar a recorrer aos métodos de preparação do exército para transmitir aos partic...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS