Notícias

Portal quer atrair empresas

O Serbatec promete dinamizar o Norte de Portugal/Galiza
23.06.2006


  PARTILHAR



Maribela Freitas

Procurar oportunidades de financiamento adequadas para um projecto, realizar diagnósticos tecnológicos ou encontrar a localização ideal para uma empresa, são algumas das acções que podem ser realizadas «on-line» em http://www.serbatec.com. Este portal disponibiliza informação relativa à euro-região Norte de Portugal/Galiza e tem como objectivo favorecer a criação e consolidação de empresas de base tecnológica nesta região.

O Serbatec resulta de um projecto-piloto desenvolvido por parceiros portugueses e galegos, no âmbito da iniciativa comunitária Interreg III A - Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha, com vista à criação de uma rede de recursos e serviços de base tecnológica. Em Portugal abrange as zonas Lima-Minho, Cávado, Trás-os-Montes, Ave, Tâmega e Área Metropolitana do Porto.

No país vizinho abrange Pontevedra, Ourense, Lugo e Coruña. «Com este projecto queremos disponibilizar serviços e atrair empreendedores para esta região, que tem muito potencial. O portal tem a vantagem de recolher informação de forma rápida», explica Cláudia Martins, responsável pela área de projecto do Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho (IDITE-Minho) que, juntamente com a empresa NET - Novas Empresas e Tecnologias, SA, são os parceiros portugueses do portal.

Os empresários e empreendedores podem aceder de forma gratuita à informação e ferramentas disponíveis, precisando apenas de se registar. Esta obrigatoriedade visa saber quem procura a informação, de forma a tentar optimizá-la de acordo com os utilizadores. Entre as ferramentas disponibilizadas está um mapa de recursos que fornece informação sobre os parques industriais, as empresas aí situadas e serviços fornecidos. Foi também criado um simulador de financiamento que permite localizar instrumentos e oportunidades de apoio.

Outra ferramenta é a de protecção de conhecimento, que apoia os empresários e empreendedores na busca de informação sobre empresas que prestam serviço neste domínio. Além da atracção de novas empresas, este portal transfronteiriço pretende também contribuir para a criação de uma região virtual, através da interligação de empresas, centros de investigação, universidades e associações. São estimuladas a cooperação empresarial e as novas iniciativas empresariais.

Cláudia Martins refere que, «neste momento, já temos utilizadores inscritos porque realizámos uma acção-piloto para dar a conhecer este projecto a algumas empresas». Quanto ao futuro, a responsável acredita que o portal pode evoluir e ser uma grande ajuda para atrair empreendedores nacionais e estrangeiros a esta região.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS