Notícias

Politécnico de Castelo Branco lidera preferências

05.11.2004


  PARTILHAR



 

Reconquista - Rede Expresso


O INSTITUTO Politécnico de Castelo Branco é a instituição de Ensino Superior com maior taxa de procura do país. Na primeira fase do concurso nacional de acesso deste ano, registou um total de 5282 candidaturas para as 975 vagas existentes, o que corresponde a uma taxa de procura geral de 542%, ou seja, de 5,42 candidaturas para cada vaga disponibilizada.

Os números são da Direcção-Geral do Ensino Superior e acabam de ser disponibilizados a todas as instituições. Em Castelo Branco, Valter Lemos diz ter ficado surpreendido com o resultado, mas entende-o como fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos 24 anos que o Instituto assinala oficialmente a 28 de Outubro. «Há outros índices que importa ter em conta, mas é um indicador importante porque dá uma média geral da instituição, a qual tem cursos com mais procura e cursos com menos procura. Eu sabia que o Politécnico estava bem classificado, mas não imaginava que estivesse em primeiro lugar».

À frente de Lisboa

Analisando os dados da Direcção-Geral, o Politécnico é seguido da Universidade Técnica de Lisboa, que apresenta uma taxa de 533% (16692 candidaturas para 3133 vagas), e da Universidade da Beira Interior, cuja taxa de procura geral se situa nos 491% (5431 candidaturas para 1105 vagas).

Seguem-se as universidades Nova de Lisboa, de Coimbra e Aveiro e só na sétima posição surge outro instituto politécnico, o de Setúbal, com 446% de taxa, ou seja, 4,46 candidaturas por vaga.

Explicitando o sucedido, cada candidato ao Superior pode escolher seis cursos. Entre todos os candidatos a nível nacional os cursos do Politécnico de Castelo Branco foram uma dessas seis opções por 5282 vezes.

E se é certo que alguns cursos poderão ter tido procura de 600 ou 700 por cento (seis ou sete candidaturas por vaga), outros poderão nem sequer ter chegado aos 100%, o que explica o facto de nem todas as vagas terem sido preenchidas.

 

 

 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS