Notícias

PME com nova direcção

02.04.2004


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

A FORMAÇÃO da riqueza da nação reside na capacidade e potencial dos seus empreendedores. Quem o afirma é Joaquim Rocha da Cunha, o recém-reeleito presidente da Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas de Portugal (PME-Portugal).

De acordo com este responsável, o objectivo essencial da instituição é a conquista de "mais espaço, protagonismo, relevo e respeito para a classe empresarial".

Além da luta pelo protagonismo que reivindicam para a classe empresarial relativamente à criação de riqueza, a nova direcção da PME -Portugal defende os princípios da liberdade económica, sobretudo, contra a formação de oligopólios e monopólios.

Joaquim Cunha salienta ainda que outro dos objectivos-chave da associação diz respeito à reforma da envolvente empresarial: "não é possível que os empreendedores, em especial os das micro e pequenas empresas, possam gerar riqueza, mantendo-se o actual estado das coisas".

O presidente da PME-Portugal vai ainda mais longe e refere que o Estado, sendo omnipresente, tentacular e kafkiano, transforma-se numa abcesso ao desenvolvimento empresarial.

Para lá disso, os empreendedores acabam por ser os mais penalizados já que o monstro fiscal e as políticas de cobrança selvagem de impostos contrariam a formação de riqueza, não premeiam o esforço e lucro e desincentivam ao investimento.

A PME-Portugal quer mais apoios para empreendedores
A nova direcção vai também ter em conta a formação e a saúde, considerando estes elementos fundamentais para um país de activos saudáveis e orientados para o progresso das suas empresas.

Joaquim Cunha propõe-se desta forma "fomentar a existência de mercados verdadeiramente concorrências nas áreas financeira, seguradora, telecomunicações e internet, electricidade e combustíveis".

Áreas que o presidente da PME -Portugal considera importantes para o desenvolvimento das empresas. E para as dinamizar, a associação defende a necessidade de adequar práticas sobretudo de apoio às pequenas e médias empresas. "A PME-Portugal continuará activa e vigilante neste domínio", remata o responsável.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS