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O poder do pensamento lean nas organizações

O poder do pensamento lean nas organizações

Foi pensada para otimizar as empresas e os seus resultados. A 4Lean existe desde 2008 com a missão de mostrar às organizações que há vida para lá da adversidade e é possível expandir ou fazer crescer negócios, repensando e reorganizando estruturas.
17.11.2011 | Por Cátia Mateus


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Ajudar outras empresas a optimizarem os recursos e resultados é a missão da 4Lean, uma empresa nascida da mente empreendedora de Nuno Silva e Clementina Dinis, a partir de Arouca. A ideia surgiu quando a dupla de empreendedores percebeu a dificuldade dos gestores em promoverem internamente a melhoria continua e encontrar profissionais que falassem a mesma lingual no que toca a transformar as ideias em prática. Nuno tinha a experiência na area pois integrava a equipa da Nestlé que implantava programas Lean nas muitas unidades de negócio do grupo a nível internacional. Investiram 50 mil euros no projeto e deram corpo a uma empresa que já tem 40% da sua facturação alocada a exportações.

A 4Lean dedica-se à criação e implementação de soluções lean nas áreas de postos de trabalho, comboios logísticos, supermercados, armazéns, logística externa e gestão Lean. Dentro do seu catálogo tem várias famílias de produtos como o manuseamento de materiais, a gestão visual, as simulações Lean e os workshops. Sistemas que permitem a reutilização de materiais, o aumento da produtividade, a optimização da orgaização e método de trabalho, são os produtos core desta empresa que desenvolve também simulações Lean, à medida das necessidades de cada cliente, com a finalidade de formar e treinar os seus colaboradores.

No início, explicam os empreendedores, “a criação da empresa foi também uma forma de consolidar um projeto a dois”. Investiram 50 mil euros para colocar de pé a 4Lean. “Embora o negócio tenha dado os primeiros passos em 2008, só em 2010 foi oficialmente estruturada a empresa”, relembra Clementina Dinis. Uma estratégia de prudência a que se juntaram outros cuidados adicionais.

Entre os primeiros passos da equipa rumo à criação do seu negócio estão a definição de uma visão e de uma estratégia para o projeto. “Definimos que não queremos vender commodities, mas sim soluções por isso começamos a nossa abordagem ao mercado engenharia de implementação e após um forte investimento em desenvolvimento de produto estamos agora a começar a implantar uma pequena unidade produtiva”, explica Nuno Silva. Outros dos grandes trunfos da empresa foi orientar desde raiz o seu negócio para a internacionalização. O primeiro cliente da empresa era italiano e atualmente as exportações representam já 40% da facturação da 4Lean.

Nascida em pleno contexto de crise, a empresa é a prova de que a acomodação nunca deu frutos. Nuno Silva e Clementina Dinis nunca perderam a consciência das adversidades e das dificuldades de criar uma empresa em situação de adversidade, mas não se deixaram dominar pelas dificuldades. A empreendedora relembra que “todas as Alturas exigem muito esforço e trabalho e esta altura não é diferente. O segredo para crescer é apenas um: apostar e continuar a trabalhar”. Clementina Dinis confessa que “por vezes é mais fácil conseguir um grande cliente noutro país, mas há cada vez mais gente a apostar em nós e isso é muito motivador”.

Até agora a empresa já criou nove postos de trabalho e mais deverão surgir, a breve prazo, na área do desenvolvimento de produto. A equipa não coloca de lado a diversificação da sua atividade para outras áreas, mas por hora está focada no crescimento da empresa. A recuperação do investimento inicial não é uma preocupação para a jovem equipa que escolheu reinvestir todos os lucros no crescimento do projeto. Trata-se de fortalecer a estrutura e prepará-la para retoma dos mercados.
“Tendo como lema o building lean, tentamos que todos os esforços da empresa sejam orientados para a cadeia de valor. Os nossos investimentos são muito bem pensados para acrescentar valor ao produto e os investimentos que, embora necessários, não sejam percepcionados como valor pelos nossos clientes são adiados ou feitos internamente”, esclarece Nuno Silva. Um posicionamento que para a jovem equipa é parte do segredo do seu projeto. Ambos acreditam que para triunfar, é preciso que uma empresa saiba diferenciar-se nos produtos e nos serviços que presta, independentemente da conjuntura que se vive.

BI EMPRESARIAL

Promotores:

Nuno Silva, 32 anos
Clementina Dinis, 32 anos

Formação:
Nuno Silva é licenciado em Engenharia Química e Clementina Dinis tem formação em Engenharia Mecânica.

Área de atividade:
A 4Lean opera na área da implementação de soluções lean nas empresas (sistemas modulares, gestão visual, balanceamento de linhas de produção).

Data de criação:
O negócio deu os primeiros passos em 2008, mas a 4Lean só foi formalmente criada em 2010.

Investimento inicial:
Foram investidos cerca de 50 mil euros e a equipa ainda não tem previsão de recuperação do investimento. A prioridade, garante a dupla de empreendedores, é reinvestir tudo para fazer a empresa crescer a nível de clientes, mercados e colabordaores.

Empregos criados:
Nove, no total.

Público-alvo:
“Empresas que pretendam implementar sistemas de melhoria contínua. Os sistemas da 4Lean são modulares de modo a que se adaptem a mudanças e diferentes cadências de produto”, explicam os empreendedores que já foram convidados para fazer workshops sobre as suas soluções no Grupo Fiat. A equipa exporta neste momento 40% da sua facturação e quer aumentar este valor, tornando-se parceira das empresas na implementação de soluções Lean/kaizen.

Estratégia de gestão:
A empresa segue o conceito de Mini-Company. “Cada secção da empresa tem os seus indicadores, responsabilidades e objetivos. A empresa só evolui se todos os colaboradores cooperarem e se envolverem”, explica Clementina Dinis.

Sítio online:
www.4lean.net



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