Notícias

O negócio do bem-estar

Paula Mendes e Luísa Graça aproveitaram a crescente abertura do mercado aos negócios do bem-estar para se lançarem no mundo empresarial
19.07.2007


  PARTILHAR



Maribela Freitas
A ideia de criar o Templus SPA partiu de uma conversa telefónica entre Luísa Graça e Paula Mendes. A primeira queria criar um negócio próprio mas ainda não tinha definido o que seria. Quando a amiga Paula, vinda de férias, lhe telefonou e propôs avançarem com a criação de um Spa em plena cidade, aceitou de imediato e lançaram-se ambas na aventura de conceber e dinamizar um projecto empresarial.

“Na altura em que avançámos para a concretização desta ideia, eu estava numa época de mudança. Até aos 39 anos trabalhei na área da informática e como parei, queria avançar com um negócio próprio. Andava indecisa sobre o que é que seria”, conta Luísa Graça, actualmente com 40 anos. Foi a amiga, de 42 anos, que avançou com a ideia do Spa e acharam ambas que seria a área onde se sentiriam realizadas. “Queríamos trazer as massagens para o dia-a-dia das pessoas, para a proximidade da sua residência ou do seu trabalho”, comenta Paula Mendes. Concretizaram a sua ambição e criaram o Templus Spa, em Lisboa, que está a funcionar desde Junho.

Mas da concepção até à concretização, foram vários os passos dados por estas duas empreendedoras. Verificaram tudo o que existia no mercado, procuraram a zona ideal para a sua localização, escolheram os melhores produtos com que trabalhar e ainda fizeram um estudo de mercado. Durante todo este processo existiram algumas dificuldades. Uma das principais foi o financiamento, uma vez que tiveram de recorrer ao crédito, processo esse que nem sempre é fácil. “Foi aí que vimos como é difícil começar um negócio do nada. No entanto, acreditámos sempre que íamos conseguir”, afirmam. Apontam ainda a burocracia como algo que é necessário enfrentar, para concretizar os projectos.

Neste momento e apesar do pouco tempo de laboração com que contam, explicam que “o retorno tem sido positivo. Os meses de Verão são por natureza um pouco fracos, mas as pessoas têm vindo e como ficam satisfeitas, fazem nova marcação”. Até agora estão a funcionar até às oito da noite, mas as empreendedoras contam que o objectivo é estender o horário e atender sempre o cliente. Para isso, contam com uma equipa de trabalho fixa — as duas empreendedoras, mais duas funcionárias — e colaboradores, para poderem satisfazer as necessidades. “Temos uma equipa bastante empenhada em fazer com que o negócio cresça”, acrescentam.

Quanto ao risco que representa criar o seu próprio emprego, as duas amigas respondem que acreditam no seu negócio. A ambição futura é “crescer e surpreender”, conta Paula Mendes. Já Luísa Graça frisa que “faço aquilo em que acredito. Estamos no início deste projecto e queremos crescer e apresentar ideias inovadoras”. No que respeita a trunfos para serem bem sucedidas, pensam que os seus preços competitivos, o trabalhar fora das horas normais e as surpresas que reservam para os clientes, são as suas principais garantias de sucesso.

A quem quer avançar com a criação de uma empresa, Paula Mendes recomenda que “nunca se esqueça daquilo que tem em mente. Tem de planear o negócio bem, verificar a concorrência e fazer uma pesquisa de mercado”. Luísa Graça aconselha os empreendedores a “não contarem com facilidades, mas acreditarem sempre que conseguirão ultrapassá-las. Existe espaço no mercado para todos, desde que se seja inovador”. Para as empreendedoras a inovação e o servir com qualidade, são sem dúvida os factores que fazem a diferença num negócio.

BI Empresarial

Nome: Templus SPA
Fundadores: Luísa Graça e Paula Mendes
Início de actividade: Junho de 2007
Sede: Lisboa
Área de actividade: Manutenção física e bem-estar
Empregos criados: Quatro
Principais dificuldades: Financiamento e burocracia
Perspectivas futuras: Crescer e inovar
Sítio «on-line»: www.templusspa.com





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS