Notícias

O comportamento das organizações

18.07.2003


  PARTILHAR






Ruben Eiras

A SEGUIR ao Humanator (a "bíblia" da gestão de recursos humanos em Portugal), esta deverá ser a maior obra de referência do momento no mercado.


O Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, da autoria de Miguel Pina e Cunha (professor na Universidade Nova de Lisboa - UNL), Arménio Rego (Universidade de Aveiro), Rita Campos e Cunha (UNL) e Carlos Cabral-Cardoso (Universidade do Minho), quatro especialistas da nova geração que tem vindo a desenvolver investigação sobre a gestão de RH, vem reforçar significativamente o plano das obras que se debruçam sobre as técnicas de mudança comportamental dentro das organizações portuguesas.

Dada a sua natureza multidisciplinar - sociologia, antropologia, economia, psicologia e gestão -, a área do comportamento organizacional aborda as perspectivas macro e micro do comportamento nas organizações, sob a roupagem de diversas abordagens teóricas.

Uma situação que é propícia à dispersão labiríntica por uma série de autores, teorias, correntes de pensamento e metodologias de investigação, facto causador de inúmeros "ziguezagueares" na linha de acção do investigador e do gestor.

Neste plano, esta obra revela-se uma ferramenta muito útil e completa, já que foi concebida como um guia que não só contém as várias correntes teóricas, bem como as consequências práticas de cada abordagem. Uma vantagem considerável, já que possibilita ao leitor escolher logo à partida a metodologia "à medida" das suas necessidades.

Dividido em 29 capítulos, a obra revela-se exaustiva na explicação das várias teorias, mas fá-lo de uma forma bastante sistematizada, tornando fácil e rápida a localização da informação.

Destaque também para o anexo do Grupo Permanente de Normalização de Vocabulário Organizacional, no qual se encontram traduzidas para português as várias "buzzwords" e conceitos que povoam o universo do comportamento organizacional.

A obra é editada pela RH Editora e conta com 869 páginas. Está prevista a publicação de um livro dedicado só a casos e exercícios nesta área.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS