Notícias

Novo portal fomenta iniciativa empresarial

09.06.2004


  PARTILHAR





Cátia Mateus

A CAUSA da iniciativa empresarial tem um novo aliado. Depois de dois anos de investigação, a Central Business colocou "online" o primeiro portal nacional exclusivamente vocacionado para a criação de empresas. Através do endereço www.empreendedores.com, a empresa coloca ao dispor dos potenciais empresários um conjunto de informações e ferramentas que lhes permitirão dar o primeiro passo rumo à iniciativa com maior segurança. A meta é ajudar a criar um Portugal mais empreendedor.


São muitas as lacunas ainda existentes no país em matéria de fomento ao empreendedorismo. Foi para ajudar a reduzir o "gap" entre a vontade de criar um negócio próprio e a criação efectiva de uma empresa que a Central Business desenvolveu o Portal do Empreendedor.

Para José Soares Ferreira, director da Central Business, "o projecto pretende actuar como um ponto de encontro privilegiado entre empresários e empreendedores, fornecendo-lhes um leque de produtos e serviços adequados às suas necessidades".

Organizado em três categorias fundamentais - Rede de Apoio à Criação de Empresas (RACE); Central de Criação de Empresas (CCE) e Oportunidades de negócio - o portal foi pensado para facilitar o processo de criação de empresas em Portugal. Na RACE, a Central Business agrupou uma base de dados com os principais intervenientes (públicos e privados) no processo de criação de empresas.

Ao entrar na Central de Criação de Empresas, o empreendedor tem acesso a um verdadeiro mundo informativo. "Esta secção é o resultado prático de uma ideia que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos".

Nesta categoria, o "site" revela algumas ferramentas úteis a quem aposta na criação do seu próprio emprego. É possível, por exemplo, realizar uma "Investigação da Ideia de Negócio", que fornece orientações sobre a viabilidade da ideia.

O portal permite também ao empreendedor efectuar uma "Avaliação Prévia do Negócio", com base na elaboração de um miniplano de negócios e testar 'online' o seu perfil empresarial. O responsável acredita que este portal, resultante da iniciativa privada, "vem trazer uma nova dinâmica ao sector".

Sem pudores, José Soares Ferreira adianta que "há que enquadrar este projecto como uma oportunidade de negócio, mas também como sinal de mudança".

Segundo o responsável, "até aqui a iniciativa de fomento ao empreendedorismo era maioritariamente do sector público. O envolvimento de agentes privados nesta área é fundamental já que estes estão sujeitos a várias pressões do mercado que os empurra para níveis de competência e orientação superiores".





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS