Notícias

Natal seguro no trabalho

19.12.2003


  PARTILHAR




Ruben Eiras

A ÉPOCA natalícia é sinónimo de paz e de relaxe com os nossos familiares. Só que também é precedida por um grande nível de stresse causado pela corrida de compras de presentes e pelo fechar de projectos de trabalho à última da hora.

"A mentalidade de 'fim-de-ano' toma conta especialmente dos quadros de gestão, que tentam acabar projectos pendentes antes das férias começarem", comenta Lisa-Marie Richan, técnica da Agência para a Segurança no Trabalho Neozelandesa e autora de um trabalho sobre esta temática.

"Este comportamento cria um grau elevado de stresse e de desatenção aos perigos no local de trabalho - os riscos de esgotamento nervoso aumentam muito nesta época", alerta aquela responsável.

Por outro lado, nem todos os trabalhadores irão desfrutar a celebração do Natal com os seus familiares. Muitos portugueses terão que comemorar este evento religioso no seu local de trabalho juntamente com os colegas de profissão.

Para que as festas de Natal não se tornem um pesadelo para a empresa, a Workplace Law Network, uma consultora laboral britânica, deixa uma série de orientações para que este evento reforce as ligações laborais dentro da organização.

Entre estas, no que diz respeito à organização das festas natalícias, os empregadores deverão assegurar que o conteúdo de qualquer entretenimento profissional - comédia ou música, por exemplo - seja apropriado ao momento e não crie situações de discriminação racial ou sexual.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS