Transformar o modo como as pessoas trabalham em equipa é, simultaneamente, o mote e o objetivo da 14ª edição da EXPO RH. O evento pretende juntar os líderes da área dos recursos humanos, durante dois dias, para traçar o futuro e refletir sobre o estado do sector. No centro da discussão estarão temas como a transformação digital, o foco na performance para ganhar eficiência, o employee-centric (colaboradores como peça central do desempenho organizacional), o desenvolvimento e valorização das competências ou o employer engagement (compromisso dos profissionais com as metas da organização) numa edição que, garante Raquel Rebelo, country manager do Grupo IFE em Portugal, traz muitas novidades.?
Há 14 anos que a Expo RH tem presença nas agendas dos principais líderes de recursos humanos. O evento surgiu, como relembra a líder nacional do IFE, “numa altura em que a importância do diretor de recursos humanos na organização era muito diferente da que é hoje e em que a gestão do capital humano não era encarada como prioritária para o negócio”. Um cenário que mudou nos últimos anos e que a organização da Expo RH tem vindo a acompanhar e a debater, aproveitando o evento para estimular a reflexão em torno dos novos paradigmas do sector. Para Raquel Rebelo, “o sucesso da Expor RH deve-se sobretudo à sua originalidade.
A cada edição a equipa de produção procura novas formas de diferenciação, quer em termos de conteúdos, quer em termos de oradores e formatos das conferências, quer no desenvolvimento de atividades que potenciem os contactos entre os visitantes e os expositores”, explica adiantando que a organização nacional do certame?estuda ao longo do ano o mercado internacional de eventos e testa formatos. Na edição deste ano, a Expo RH prepara-se para repetir esta receita de inovação. ?Depois de em 2014 ter trazido ao evento a guru Leonilde O'Neil, que proferiu a palestra de encerramento, “a missão principal da Expor RH este ano é apoiar as empresas a transformar os seus modelos de negócio e as formas de trabalhar para potenciar a interação entre a empresa e os colaboradores e ganhar flexibilidade e agilidade para crescer”. Orientado para esta ambição o evento contempla uma série de novidades face à última edição (ver caixa).
Raquel Rebelo justifica o foco da edição deste ano com a fase de transformação “tão ou mais importante do que a revolução industrial” que o sector está a atravessar. Para a líder nacional do Grupo IFE, “a transformação digital é uma realidade e está a modificar por completo as nossas vidas, a nossa forma de pensar, a forma de gerir as nossas empresas e, de uma forma geral, o modo de funcionamento coletivo”. A ideia de debater e refletir a transformação do modo de trabalho visa também demonstrar o papel dos gestores de recursos humanos nesse processo de mudança onde o desenvolvimento de uma cultura organizacional centrada no serviço ao cliente e no desenvolvimento de equipas colaborativas figuram se apresentam como desafios-âncora.
Partilha e networking em destaque
O conceito que envolve a 14ª edição da Expo RH bebe inspiração na sedições anteriores que o Grupo IFE já organizou, mas são muitas as novidades que a edição da próxima semana trará. Raquel Rebelo destaca, desde logo, a presença do keynote speaker Graeme Codrington, autor, consultor e especialista nas novas formas de trabalho, que partilhará com a audiência a sua experiência no dia 18 de fevereiro. No dia seguinte, é Luís Portela, o chairman da Bial, quem tem o palco numa entrevista onde o tema central é como dar sentido à expressão “todos juntos”.?A edição deste ano da Expo RH contempla ainda outros espaços de partilha e networking entre os especialistas participantes.
Além do espaço “World Café”, onde “num formato simples, eficaz e flexível” que substituirá algumas das tradicionais apresentações de casos práticos é possível, segundo a líder do IFE, promover a partilha de ideias entre diferentes interlocutores, merecem ainda destaque os Learning Corners, pensados para estimular atividades em equipa, inseridas de forma dinâmica e diferenciadora na área de networking do evento. Aqui, explica Raquel Rebelo, os participantes poderão “trabalhar situações coletivas reais, gerir e alinhar os objetivos da equipa, trabalhar o coletivo em nome do cliente, bem como definir estratégias de cooperação entre os elementos da equipa”.
Trata-se, segundo a especialista de dar resposta a um formato out of the box onde o storytelling marca presença, a par com a realização de atividades que exploram a criatividade através do desenvolvimento da capacidade de improviso ou a utilização da cozinha como laboratório de comportamentos. Em paralelo, decorrerão também painéis de debate entre os quais se destaca o dedicado à Transformação Digital, cujo foco central será a análise do seu impacto na gestão de RH, os riscos e desafios e os novos modelos de liderança.