Notícias

MBA‘s de Gestão em expansão no Porto

16.05.2003


  PARTILHAR






Fernanda Pedro

A ESCOLA de Gestão do Porto, uma unidade orgânica da Universidade do Porto especializada em pós-graduações e formação avançada em gestão, tem neste momento abertas as candidaturas para os cursos do próximo ano lectivo (2003/2004). Além dos tradicionais Mestrados e MBA, a Escola de Gestão do Porto vai arrancar este ano com novas iniciativas no âmbito da formação.


Entre elas, destacam-se os Seminários de Alta Direcção, que pretendem dar formação de curta duração a quadros de topo. Durante este mês serão ministrados três: Marketing Strategy in Changing Times, Marketing Internacional e Marketing Relacional.

Nos meses de Junho e Junho realizar-se-ão mais dois, sendo o primeiro subordinado ao tema Strategic Change Management.
"Está previsto realizarem-se entre 10 e 12 seminários por ano posicionados para os quadros de topo. Isto porque existe necessidade no mercado deste tipo de formação", revela Alcibíades Paulo Guedes, membro da direcção da Escola de Gestão do Porto.

Além deste novo programa, as candidaturas para os cursos de longa duração vão incidir em três áreas: o MBA - Mestrado em Gestão de Empresas; MLog - Mestrado em Logística; e MQG - Mestrado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão. E existem ainda mais dois MBA executivos, o de Executivo em Gestão e o de Marketing.

Anualmente são cerca de 120 os profissionais que frequentam estes cursos e, de acordo com Alcibíades Guedes, cada vez há maior procura deste tipo de formação avançada. "Em anos de estagnação do mercado de trabalho sente-se um aumento das candidaturas na escola, e isso porque os profissionais aproveitam para fortalecer os seus conhecimentos", revela o responsável.

É esta a razão pela qual a oferta de formação avançada ao nível de MBA tem aumentado nos últimos tempos. Para Alcibíades Guedes, essa proliferação de cursos,sobretudo ao nível do MBA Executivo, é uma das preocupações da escola neste momento. "Os padrões de qualidade podem descer e isso não dignifica a imagem do MBA", admite.

Por esse motivo considera que é necessário estabelecer-se regras e não descurar a qualificação desta formação. "Tem que se saber bem o que é um MBA, e o mercado tem sido pouco claro", alerta o responsável.

Mas os cursos na Escola de Gestão do Porto não se ficam por aqui. Os de média duração são também muito procurados pelos profissionais desta área. O curso geral de Gestão de 240 horas está aberto a todo o tipo de quadros, com ou sem licenciatura.

Outra das apostas desta instituição diz respeito ao corpo docente. Os cursos são ministrados por professores prestigiados, sendo um terço da Universidade do Porto, um terço de universidades estrangeiras e outro terço constituído por gestores e quadros superiores de empresas.

De fora vêm professores da Universidade da Florida, da London Business School, da Universidade de Massachusetts e de New Orleans. "É necessário apostar também na qualidade dos docentes e nesta área é crucial a troca de experiências e conhecimentos internacionais", remata o director.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS