Apesar da nítida prudência das empresas no momento de contratar, gerada por um quadro nacional de contínua instabilidade económica, o mês de abril não perdeu dinamismo nas contratações. Nos 30 dias do mês passado, o universo Expresso Emprego divulgou aos leitores 569 ofertas de emprego. As áreas do marketing e vendas continuam a ser as mais beneficiadas com as oportunidades divulgadas, mas a grande novidade é a clara emergência da procura de profissionais com formação nas áreas das finanças e da gestão. São as empresas a munirem-se de todas as ferramentas para ultrapassar as adversidades económicas do país.
Para as 569 ofertas de emprego registadas no mês passado o Expresso Emprego registou 63923 candidaturas através do seu site em www.expressoemprego.pt. as empresas nacionais no que toca ao recrutamento. Ao contrário do que acontece com a área do marketing e vendas que desde janeiro de 2011 vem garantindo a liderança nos perfis mais procurados pelas empresas, este mês os profissionais do setor financeiro conseguiram destronar os engenheiros no ranking dos mais procurados.
Se até aqui as engenharias (nos seus diversos ramos) se posicionavam sempre em segundo lugar nos perfis mais recrutados pelos empregadores, abril marca uma inversão nesta tendência. O setor do marketing e vendas continua a liderar o ranking com 146 ofertas publicadas, mas logo a seguir está o financeiro com 81 ofertas e só depois as engengarias, com um total de 72 anúncios de recrutamento divulgados. A gestão também se posicionou acima do que tem sido hábito, na quarta posição neste ranking. Movimentações que evidenciam uma clara tentativa de preparação das empresas para ultrapassar a crise.
Curiosamente, os Técnicos Oficiais de Contas figuram entre os perfis que menos oportunidades tiveram este mês no Expresso Emprego, com apenas um anúncio a solicitar estes profissionais. Em igual posição estão os jornalistas, os informáticos e os enfermeiros. Em termos setoriais, a Indústria, Construção Civil e Têxteis apresentam-se como o setor mais dinâmico nas novas contratações. Logo a seguir na lista estão o Comércio e Serviços, a Banca, seguros e área financeira, a saúde e as telecomunicações. Realidade inversa vive o setor do turismo, com apenas uma oferta publicada, o da Higiene & Segurança, bem como o Setor Público, o Jurídico e o da Energia e Ambiente. Acrescente-se ainda que em abril deste ano o sítio online do Expresso Emprego apurou 3243 nos utilizadores registados, somando agora 351149 utilizadores e 291908 currículos na sua base de dados.
Quem recruta mais*
Perante uma conjuntura de adversidade e instabilidade económica que o país atravessa, o mercado de emprego evidencia sinais de cautela, revelando alguma contenção nas ofertas face ao mês de março.
No período de 1 a 30 de abril de 2011, o universo Expresso Emprego divulgou 569 ofertas de emprego. Os profissionais mais favorecidos nesta procura continuam a ser os ligados à área do marketing e vendas, sobretudo nos setores da indústria, construção civil e têxteis. Conheça neste ranking as empresas que mais recrutaram no Expresso, durante este período.
1º Contexte Medical/ Eolimpact
.2º Vital Dent
3º Sumol+ Compal
4º ERA Alameda
5º Moneris
6º Icare Portugal
7º International SOS
8º BOSCH
9º SN Portugal
10º Siemens SA
* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.