Notícias

Loures luta contra a droga

12.12.2003


  PARTILHAR



Maribela Freitas

A CÂMARA Municipal de Loures (CML), a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-In) e duas empresas do concelho - a Hovione FarmaCiência e a Transportes Luís Simões - assinaram recentemente um protocolo para prevenir as toxicodependências no local de trabalho. Com esta acção as entidades pretendem contribuir para um clima social e laboral mais saudável.

Este protocolo visa pôr em prática o Projecto Eurídice no concelho de Loures. Criado em 1988 em Itália, tem como objectivos a prevenção e a intervenção em dependências de álcool e outras drogas; a promoção de hábitos saudáveis; a modificação de atitudes, comportamentos e factores de risco; a alteração das condições de trabalho que fomentam o consumo de drogas; o aumento dos conhecimentos sobre o consumo de substâncias; e a promoção de um clima social e laboral saudável. Esta prevenção vai ser feita através de acções de formação e será aplicada nas duas empresas que assinaram o protocolo.

Em Portugal, o Projecto Eurídice é coordenado pela CGTP-In, que vai editar os folhetos informativos e todos os materiais inerentes à implementação e desenvolvimento do projecto nas empresas signatárias.

Por outro lado, vai também, em conjunto com a autarquia, providenciar os meios técnicos necessários (recursos humanos e logísticos). Já a CML coordena a implementação do Eurídice a nível concelhio e vai promover o envolvimento, participação e disseminação do projecto em outras empresas e instituições concelhias.

Além da Hovione (com 400 trabalhadores) e da Transportes Luís Simões (que emprega 1200 pessoas), a CML, que já possui um Plano Municipal de Prevenção das Toxicodependências e que é a maior empregadora do concelho (3900 empregados), deverá vir a aderir ao projecto durante o próximo ano.

A Comissão Europeia responsabiliza-se pelo financiamento do projecto durante a fase de implementação, para actividades de formação dos vários parceiros, nomeadamente visitas de estudo, seminários e troca de metodologias.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS