Cátia Mateus
Está já na ‘estrada' mais uma edição do programa de estágios internacionais para jovens quadros Inov Contacto. Na edição deste ano há 400 vagas a concurso. As candidaturas decorrem até 17 de Agosto.
Promovido pelo Ministério da Economia e Inovação, apoiado pela União Europeia e pelo QREN/POPH e gerido pela AicepPortugal Global, este programa registou ao longo das suas 12 edições cerca de 27.500 candidaturas, tendo proporcionado mais de dois mil estágios.
Segundo a organização, “trata-se de um projecto que visa apoiar a formação de quadros em contexto internacional, permitindo a transmissão de informação entre os participantes através de uma rede informal de conhecimento e de contactos internacionais: a NetworkContacto”.
Na edição deste ano, o Inov Contacto vai ‘recrutar' 400 estagiários para empresas internacionais, sendo os principais mercados os Estados Unidos, Espanha, Brasil, Reino Unido, China, Alemanha, França e Moçambique. Oportunidades de formação em contexto de trabalho que têm como público-alvo jovens licenciados com aspirações a uma carreira internacional.
Ter uma idade igual ou inferior a 30 anos, estar em situação de desemprego ou em busca de uma primeira experiência profissional, dominar o idioma inglês e pelo menos mais outra língua são os requisitos da organização para a validação das candidaturas que devem ser feitas «on-line» através do sítio http://www.networkcontacto.com/.
De acordo com a organização do programa, “a crescente adesão das empresas ao Inov Contacto tem demonstrado consistência e grande reconhecimento, traduzido num cada vez maior volume de pedidos”. De salientar que este programa foi considerado uma «best practice» na área de Management Development Programmes e Graduate Programmes, pelos peritos nacionais do grupo de trabalho ‘Apoios à Internacionalização das PME's”.
Em termos práticos o programa traduz-se em inúmeras vantagens quer para os estagiários quer para as empresas. Os primeiros, encontram aqui um instrumento de complementaridade à sua formação académica ao mesmo tempo que acedem à possibilidade de enveredar por uma carreira internacional e conhecimento de novas culturas. Para as empresas representa a possibilidade de integrarem nos seus quadros recursos humanos qualificados, aceder a oportunidades de negócio em 54 mercados distintos, contactos internacionais e diversas parcerias além-fronteiras. Depois de analisadas as candidaturas, o processo de selecção decorre em várias fases, todas elas rigorosas e eliminatórias.