Notícias

Gerir para o sucesso

A Expo-RH está de volta e soma oito edições. Numa época que muitos adivinham sombria para o mercado de emprego em Portugal, o desafio é debater as melhores estratégias de gestão de pessoas em tempos adversos
05.03.2009


  PARTILHAR



Cátia Mateus
Durante dois dias a nata dos gestores e empresas de recrutamento e selecção vão estar reunidos no Centro de Congressos do Estoril na oitava edição da EXPO’RH. O evento, com a chancela do Group IFE (International Faculty for Executives) volta a desafiar os principais especialistas do sector a analisar novos caminhos e estratégias para a gestão de pessoas, sobretudo numa época assombrada pela crise que desde o início do ano colocou no desemprego várias centenas de trabalhadores. Sob o lema ‘A excelência dos Recursos Humanos e o desenvolvimento estratégico do Capital Humano’, a EXPO’RH arranca já dia 11 de Março para dois dias de debates e partilha de experiências em torno da gestão e retenção de talentos.

Nunca tanto como numa altura de crise as empresas têm necessidade de motivar as suas equipas e levá-as a ‘vestir a camisola’ para que se encontrem novas fórmulas para alcançar o sucesso e fazer face às dificuldades. Esta é a convicção de Raquel Rebelo, gestora da Unidade de Negócio/Congressos do Grupo IFE, entidade organizadora da EXPO’RH. Para Raquel, “em tempos de crise, a gestão de recursos humanos é ainda mais importante e os gestores têm de ter ainda mais presentes todas as técnicas de que dispõem para motivar os seus colaboradores na persecução dos objectivos estratégicos definidos”. É pois neste contexto adverso mas também pleno de desafios que surge a oitava edição do evento.

A EXPO’RH foi pensada para reunir num mesmo espaço os profissionais responsáveis pela gestão do capital humano das organizações portuguesas e as empresas fornecedoras de soluções e serviços aplicados a essa gestão. Networking, partilha de conhecimentos, metodologias e estratégias e apresentação de novas soluções para a gestão quotidiana de pessoas no seio das organizações são pois as áreas nevrálgicas de um evento que já foi considerado como o ponto de encontro, por excelência, dos gestores de RH.

O programa para os dois dias da edição deste ano é vasto e versa temas como a formação, a liderança, a gestão de competências, a cultura de employeeship, a retenção de talentos, o recrutamento e selecção, mudança organizacional, gestão de carreiras, comunicação interna, avaliação de desempenho, política de remunerações, direito do trabalho, entre outros.

No leque de oradores confirmados para o certame estão já Tomaz Morais, seleccionador nacional de râguebi, que falará sobre como implementar uma cultura de ‘vestir a camisola’ na organização; Francisco Lopes Lança, da EDP; Helena Santos, da AXA Portugal; Pedro Taborda, subdirector de RH da Caixa Geral de Depósitos; Luís Silva, director-geral da Prosegur Tecnologia; Dulce Carvalho, directora do Hay Group, entre outros.

Raquel Rebelo prevê que à semelhança das edições anteriores esta seja marcada por novo sucesso. “O IFE aumentou este ano em 10% o número de expositores, conseguiu captar novas empresas e contará com a apresentação de 16 casos práticos nos diferentes quadrantes da gestão estratégica de recursos humanos”, explica. O evento integra ainda cinco mesas-redondas onde serão debatidas questões críticas da gestão de recursos humanos como o absentismo e a política salarial.

Na edição 2008 do evento, o IFE registou cerca de 1500 profissionais, uma fasquia que decidiu manter para este ano, contudo Raquel Rebelo esclarece: “pela análise dos últimos dados que temos e apesar de estarmos a cerca de uma semana do evento, já ultrapassámos esse número em termos de inscrições”. A EXPO’RH volta assim a debater os melhores exemplos e estratégias na gestão das pessoas.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS