Ruben Eiras
        
         EM 2003, mais de metade dos directores de formação 
        das 40 maiores empresas farmacêuticas do mundo afirmaram que aumentaram 
        o número de pessoas formadas com a mesma quantia orçamentada 
        no ano anterior. Esta é a principal conclusão de um estudo 
        conjunto do Hay Group, uma consultora internacional de recursos humanos 
        e da Society of Pharma and Biotech Trainers.
      
    
    
      
      
    
  
  
  
  
     
       
        
          Com efeito, aquela pesquisa constatou que o rácio de trabalhadores 
          de vendas para cada formador em 2003 foi de 160 para um, enquanto que 
          em 2000 este tinha sido de 75 para um. O rácio de gestores distritais 
          para cada formador também cresceu (70 para um), quando comparado 
          com o ano de 2000, de 26 para um.
          
          Segundo os especialistas citados no estudo, a contenção 
          orçamental combinada com a exigência de uma maior rentabilidade 
          das acções de formação pode comprometer 
          a qualidade das competências de vendas. Isto porque as qualificações 
          para um delegado de informação médica centram-se 
          na experiência de vendas e no conhecimento científico. 
          
          
          O aumento da concorrência no sector farmacêutico tem obrigado 
          as empresas a contratar enfermeiras e farmacêuticos sem experiência 
          de vendas ou comerciais sem "background" científico 
          e técnico. Por isso, a formação é crítica 
          para o negócio.
          
          Formação mais longa
          
          E nos últimos três anos, segundo os dados apresentados 
          no estudo, os formadores passaram em média cerca de 14 dias educando 
          os delegados de informação médica sobre os produtos 
          e oito dias em competências de vendas. 
          
          Para compensar a massificação da formação, 
          o relatório de 2003 revela que os formadores agora despendem 
          17 dias a transmitir conhecimento sobre o produto e 10 dias na formação 
          de competências de vendas. 
          
          Outra das tendências identificadas no estudo é a confirmação 
          de que o "e-learning" não é a panaceia para 
          eliminar os problemas do acesso à formação. 
          
          Isto porque muitas empresas ainda estão a tentar ultrapassar 
          problemas com a largura de banda e a aceitação por parte 
          dos utilizadores. No presente contexto, o caminho a adoptar deverá 
          ser o do "blended-learning", uma modalidade formativa que 
          combina sessões presenciais com o "e-learning".
        JIM Collins em Viena
        JIM Collins, o autor do "best-seller" de gestão From 
          Good to Great, faz parte do rol de conferencistas que estará 
          presente na Conferência Internacional do Hay Group, que se irá 
          realizar em Viena, de 21 a 23 de Abril.
          
          Subordinado ao tema "Claridade e responsabilidade - a chave para 
          o sucesso sustentado", o evento conta ainda com a presença 
          do guru Ram Charan e de Richard Hackman, editor da revista "Fortune". 
          Para obter mais informações, o leitor poderá consultar 
          o sítio http://icm.haygroup.com/.