Fernanda Pedro
A FACULDADE de Ciências
da Universidade de Lisboa (FCUL) abriu as suas portas durante
três dias aos alunos dos 11º e 12º anos
do Ensino Secundário. Acompanhados pelos respectivos
professores, estes jovens foram descobrir o que mundo universitário
lhes podia oferecer.
Experiências e informação variada
sobre o leque de licenciaturas e áreas científicas
que a Faculdade de Ciências ministra, bem como as carreiras
académico-profissionais que esta lhes poderá proporcionar
no futuro, foram algumas das mensagens transmitidas nos "Dias
Abertos na FCUL".
Os laboratórios, os Centros de I&D, o
"campus" universitário e os museus da universidade
em geral, foram o palco de diversas actividades para os cerca
de 2500 jovens alunos do ensino secundário que se desdobraram
em visitas guiadas, em ciclos de palestras e debates bem como
no Fórum Interactivo. "Estes jovens são
potenciais candidatos à nossa faculdade e por esse motivo
queremos mostrar-lhes como isto funciona e o que podem encontrar
aqui", refere Augusto Barroso, presidente do conselho
Directivo da FCUL.
Esta iniciativa conta já com seis edições
e este ano está subordinada ao tema "A Terra, Uma
Fronteira do Conhecimento". A participação
dos alunos da Faculdade é uma constante em todas as actividades.
"Os nossos estudantes participam com bastante entusiasmo
nesta iniciativa. Gostam de mostrar aos outros o que se faz na
sua faculdade e isso incentiva os mais jovens", salienta
aquele responsável.
Nas visitas guiadas, a FCUL assegurou um maior número
de visitas de carácter diversificado. Quanto ciclo de palestras,
complementado com debates, permitiu a apresentação
das licenciaturas da FCUL e respectivas saídas profissionais,
bem como a interacção do público com alunos
e cientistas da faculdade.
O Fórum Interactivo, abrangeu as diversas áreas
científicas da escola e através de experiências
ao vivo, concursos, jogos, vídeos e documentação,
a Faculdade de Ciências foi desta forma, dada a conhecer
como um todo.
Mas o objectivo final deste evento, é na opinião
de Augusto Barroso cativar os jovens alunos para uma carreira
na área das Ciências.
"Há muitos jovens que ainda não determinaram
que curso seguir e através desta experiência podem
decidir qual o que escolher. E se tivermos em conta que no ano
lectivo 2000/2001, dos licenciados em Portugal apenas 5% foram
das Ciências, esta poderá ser uma forma de sensibilizar
os jovens a seguir uma carreira nesta área", conclui
o presidente do Conselho Directivo da FCUL.