Notícias

Faculdade abre as portas ao secundário

04.04.2003


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

A FACULDADE de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) abriu as suas portas durante três dias aos alunos dos 11º e 12º anos do Ensino Secundário. Acompanhados pelos respectivos professores, estes jovens foram descobrir o que mundo universitário lhes podia oferecer.





Experiências e informação variada sobre o leque de licenciaturas e áreas científicas que a Faculdade de Ciências ministra, bem como as carreiras académico-profissionais que esta lhes poderá proporcionar no futuro, foram algumas das mensagens transmitidas nos "Dias Abertos na FCUL".

Os laboratórios, os Centros de I&D, o "campus" universitário e os museus da universidade em geral, foram o palco de diversas actividades para os cerca de 2500 jovens alunos do ensino secundário que se desdobraram em visitas guiadas, em ciclos de palestras e debates bem como no Fórum Interactivo. "Estes jovens são potenciais candidatos à nossa faculdade e por esse motivo queremos mostrar-lhes como isto funciona e o que podem encontrar aqui", refere Augusto Barroso, presidente do conselho Directivo da FCUL.

Esta iniciativa conta já com seis edições e este ano está subordinada ao tema "A Terra, Uma Fronteira do Conhecimento". A participação dos alunos da Faculdade é uma constante em todas as actividades. "Os nossos estudantes participam com bastante entusiasmo nesta iniciativa. Gostam de mostrar aos outros o que se faz na sua faculdade e isso incentiva os mais jovens", salienta aquele responsável.

Nas visitas guiadas, a FCUL assegurou um maior número de visitas de carácter diversificado. Quanto ciclo de palestras, complementado com debates, permitiu a apresentação das licenciaturas da FCUL e respectivas saídas profissionais, bem como a interacção do público com alunos e cientistas da faculdade.

O Fórum Interactivo, abrangeu as diversas áreas científicas da escola e através de experiências ao vivo, concursos, jogos, vídeos e documentação, a Faculdade de Ciências foi desta forma, dada a conhecer como um todo.
Mas o objectivo final deste evento, é na opinião de Augusto Barroso cativar os jovens alunos para uma carreira na área das Ciências.

"Há muitos jovens que ainda não determinaram que curso seguir e através desta experiência podem decidir qual o que escolher. E se tivermos em conta que no ano lectivo 2000/2001, dos licenciados em Portugal apenas 5% foram das Ciências, esta poderá ser uma forma de sensibilizar os jovens a seguir uma carreira nesta área", conclui o presidente do Conselho Directivo da FCUL.





 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNTANT - TREASURY - PSA BANK

Spring Professional Portugal

ACCOUNTANT BANKING SECTOR-PSA BANK

Spring Professional Portugal

ACCOUNTING MANAGER

Spring Professional Portugal