Notícias

ETIC aposta no ensino superior

A escola de artes e imagens tem vários desafios em curso: vai apostar no ensino superior e criou ainda um gabinete de empreendedorismo
15.01.2009


  PARTILHAR



Marisa Antunes
A Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC) esteve direccionada durante quase duas décadas para o ensino profissional mas vai agora entrar numa nova etapa do seu percurso.

A instituição quer oferecer também a oportunidade aos seus alunos de prosseguirem os seus estudos até à licenciatura e mestrado e vai por isso apostar forte nesta área, através do Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos (IPA).

“O grupo ETIC acabou de adquirir o IPA para permitir aos alunos um aprofundamento dos seus conhecimentos. Para este próximo ano lectivo, com inscrições em Maio, temos já um curso aprovado pelo Ministério do Ensino Superior que se chama Produção Multimédia Interactiva, tem a duração de três anos e é muito abrangente pois concilia a imagem, o som e a escrita. E ainda este ano vamos submeter ao Ministério um outro curso na área do Design, muito virado para a inovação social”, realça Manuela Carlos, directora da instituição.

O IPA vai ser instalado junto à ETIC, perto do Cais do Sodré, “na zona de Santos Design District, de forma a criar sinergias com tudo o que já existe na escola ao nível de equipamentos e salas. As obras já estão a decorrer para que tudo esteja pronto no início do ano lectivo 2009/2010”, lembra Manuela Carlos, actriz de teatro e televisão, que em 1991 resolveu fundar a ETIC.

Além da componente do ensino superior, a instituição lançou-se também num outro desafio que está agora a dar os primeiros passos e que se espera venha a ser uma mais-valia para os alunos mais proactivos e dinâmicos da escola. “Chama-se Egg Creation e é um gabinete que tem como objectivo apoiar, quer em termos empresariais, quer em termos de criatividade, os nossos jovens que queiram desenvolver os seus próprios projectos. Através da Egg Creation, a ideia pode ser impulsionada e apoiada ao nível da captação de apoios financeiros e de orientação empresarial”.

Manuela Carlos lembra ainda que é frequente, nestas áreas, as pessoas não irem mais longe “porque não têm conhecimentos de gestão, marketing ou empreendedorismo. Daí esta iniciativa pois queremos incentivar as pessoas a serem independentes”.

Criada em 1991, em parceria com a Escola Superior de Comunicação e Imagem e Som de Madrid, a ETIC tem actualmente cerca de 1000 alunos, em cursos técnico-profissionais de três anos, com equivalências ao 10º, 11º e 12º ano e ainda cursos de especialização para quem está na universidade ou quer uma formação complementar ao 12º. Animação, audiovisual, design, fotografia, multimédia, televisão e produção são alguns dos cursos disponíveis.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS