Cátia Mateus
As escolas secundárias algarvias ensinam os jovens
a desenvolver o seu espírito empreendedor
Se já é difícil difundir a apetência pelo
empreendedorismo dentro das universidades, essa tarefa fica ainda mais
complicada se o campo de acção se abrir a todo o sistema
de ensino secundário a nível nacional.
Uma meta que já está a ser atingida entre os jovens algarvios
com o projecto ENE - Empreender na Escola, promovido pelo Business Innovation
Center Algarve-Huelva (BIC).
O projecto ENE já abrange mais de 1000 estudantes e gera cerca
de 200 ideias de negócio por ano.
Dário Dias, director-geral do BIC, define o projecto ENE como
"a aplicação de um conjunto de actividades integradas
(englobando um programa didáctico), com vista a promover e desenvolver
competências empreendedoras entre os estudantes do ensino secundário".
Com dois anos de existência, este programa fomenta a iniciativa
empresarial nas escolas secundárias algarvias, mas apenas no
ano passado a iniciativa ganhou maior dimensão.
Com efeito, em 2003, o projecto contou com a participação
de apenas quatro escolas, mas este ano são já 11 os estabelecimentos
de ensino que compreenderam a importância do conceito "empreender"
para a vida futura dos seus alunos.
Segundo aquele responsável, o projecto ENE chega anualmente a
cerca de mil alunos e embora na fase final da iniciativa sejam apenas
apresentados 200 projectos de criação de empresa, "a
verdade é que desta forma a ideia de uma postura profissional
empreendedora é transmitida com um alcance muito superior aos
alunos que frequentam as aulas", refere.
Anualmente, o BIC investe neste projecto cerca de 250 mil euros. Para
Dário Dias, o objectivo a alcançar vale o esforço
financeiro, já que "o ENE faculta aos alunos um programa
inovador e motivador que lhes permite contactar directamente com a realidade
empresarial e os desafios inerentes à gestão do próprio
negócio".
O responsável frisa que cabe às escolas "encorajarem
o desenvolvimento da atitude empreendedora entre os jovens"
.
Ligação ao tecido empresarial envolvente
A estrutura metodológica do projecto ENE vai nesse sentido. O
programa contempla um vasto leque de actividades pensadas para orientar
os alunos na criação do auto-emprego, estágios
de curta duração em empresas locais, entre outras medidas
com vista à integração na vida activa.
"Este projecto apoia os alunos na elaboração de
um plano de negócios, através da criação
de uma empresa fictícia. Isto promove uma maior ligação
entre o estudante e as empresas ou serviços de apoio empresarial
da sua área de residência, potenciando a detecção
de oportunidades de trabalho ou negócios futuros", explica
Dário Dias.
Orientação empresarial, formação, exposição
de ideias e trabalho em equipa materializam o espírito deste
projecto cuja parte mais visível é o Concurso de Ideias
de Negócio - ENE Ideias.
Anualmente, o BIC atribui um prémio de 750 euros à melhor
ideia de negócio elaborada pelos alunos das várias escolas
a concurso.