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Ensino nacional do turismo (também) é o melhor do mundo

Ensino nacional do turismo (também) é o melhor do mundo

A Organização Mundial de Turismo distinguiu o projeto educativo do Turismo de Portugal.

21.01.2018 | Por Cátia Mateus


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Portugal já era o “Melhor Destino Turístico do Mundo”, segundo os World Travel Awards, e o modelo de ensino que segue para qualificar os profissionais do sector, está também agora entre os melhores do mundo. A Organização Mundial de Turismo, agência das Nações Unidas responsável pela sustentabilidade do sector, reconheceu esta semana o projeto formativo das escolas do Turismo de Portugal - o Tourism Training Talent - como o melhor do mundo na categoria de Inovação e Políticas Públicas, destacando-o pelo seu exemplo de capacitação das futuras gerações de recursos humanos do sector. Ao Expresso, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, confirmou que “países como a Colômbia, Roménia, Marrocos, Croácia e Cazaquistão já demonstraram interesse em replicar o modelo educativo nacional”.
 
Até outubro de 2017, Portugal recebeu 18.223 milhões de hóspedes, mais 8,6% do que em período homólogo, e foram criados mais de 58 mil empregos no sector. É inquestionável que o Turismo nacional vive um dos seus melhores momentos de sempre, mas também enfrenta alguns dos seus maiores desafios. A dinâmica que regista eleva a pressão sobre os recursos humanos, na perspetiva da sua quantidade mas também da sua qualificação. Luís Araújo não nega que algumas funções e regiões do país lidam já com dificuldades de contratação de profissionais qualificados, mas não quantifica o défice de profissionais no turismo nacional. Ao invés disso, prefere centrar as prioridades na formação e qualificação dos profissionais, sem esquecer que “valorizar as carreiras do turismo é a melhor forma de atrair mais profissionais para o sector”, afirma.
 
A aposta nas pessoas é uma das prioridades da estratégia turística nacional até 2027 (ET27). O objetivo do Turismo de Portugal é duplicar o nível de habilitações do ensino secundário e pós-secundário no turismo, de 30 para 60%. Para isso, o Turismo de Portugal colocou no terreno, no último ano letivo, o novo programa denominado de Tourism Training Talent que agora foi reconhecido internacionalmente. O modelo educativo centra a sua intervenção em quatro pilares fundamentais e vários eixos de atuação: o talento das pessoas, o desenvolvimento de competências, a inovação e a internacionalização dos profissionais do turismo, como base do sucesso do sector em Portugal.
 
Currículos renovados
“O grande desafio que a expansão nacional do Turismo nos coloca, na perspetiva dos recursos humanos, é não só elevar a qualificação dos profissionais de norte a sul do país, mas também promover a valorização das carreiras neste que é um sector vital para a economia nacional”, explica Luís Araújo. As 12 escolas do Turismo de Portugal formam mais de três mil alunos a cada ano, preparando-os para o primeiro emprego e, simultaneamente, qualificam cerca de 3.800 profissionais do sector, com o objetivo de prestigiar as profissões turísticas. “Estas escolas têm um índice de empregabilidade de 88%”, realça o presidente.
 
Para promover a qualificação e valorização das carreiras no sector, o Turismo de Portugal realizou um extenso trabalho de revisão dos curricula de todos os cursos de especialização tecnológica. “Foram incorporadas disciplinas e métodos inovadores de aprendizagem em artes performativas, no digital, em gestão e comunicação, adequadas aos novos perfis de turistas, às novas tendências e como resposta direta à evolução do mercado”, explica Luís Araújo.
 
Em paralelo, o Turismo de Portugal reforçou o ensino bilingue, os programas de estágio e intercâmbio internacional, a captação de alunos estrangeiros, a promoção do espírito empreendedor no sector e o incentivo à criação de novos negócios, através, por exemplo, do acelerador de empresas Tourism Creative Factory, e a ligação das escolas a comunidade, pela via dos Open Kitchen Labs. “O Turismo de Portugal está fortemente empenhado na formação de bons profissionais, abertos à inovação, às transformações do negócio, versáteis, empreendedores e com capacidade para acompanhar as novas tendências”, reforça Luís Araújo acrescentando que é nestas âncoras que está sustentado um projeto educativo que já está a ganhar adeptos em vários países.
 
Os pilares da formação    

Tourism Creative Factory
O acelerador de negócios está pensado para potenciar o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora e apoiar o desenvolvimento de novas startups turísticas 

Connective
É uma plataforma online que agrega jovens estudantes dos vários ramos inerentes à atividade turística, colocando-os em ligação direta com especialistas da sua área. O objetivo é estimular a mentoria e a partilha de experiências, além de se assumir como uma plataforma de carreiras.

Soft Skills
O projeto formativo do Turismo de Portugal trabalha competências essenciais à atividade com recurso a técnicas de artes performativas, como treino vocal ou o improviso.

Micro Learning
Treina, em regime de proximidade, aspetos como a sustentabilidade, a ética ou o ambiente empresarial junto dos profissionais. 

Open Kitchen Labs
Aproxima as escolas da comunidade, disponibilizando as suas infraestruturas e equipamentos para que empresas e empreendedores possam realizar testes de produto, partilhar conhecimento e o apoio técnico a novos negócios.


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