Notícias

Empreender no feminino

A PME incentiva o espírito empresarial das mulheres
07.01.2005


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

IMPLEMENTAR o espírito empreendedor nas mulheres portuguesas é o objectivo da Associação das PME-Pequenas e Médias Empresas de Portugal. Através do Instituto PME Formação, aquela associação desenvolve o programa Empreendedoras PME, um projecto que pretende apoiar 250 mulheres em todo o país.


O programa, que já que foi iniciado em 2002, vai alargar-se a novas cidades, estando agora disponível em Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Coimbra, Leiria e, mais recentemente, em Pombal. As candidatas deverão estar inscritas no Centro de Emprego ou à procura do primeiro trabalho. A selecção é realizada através de uma entrevista que avaliará a vontade em constituir um negócio.

Joaquim Cunha, presidente da PME Portugal, explica que o projecto é muito exigente e que, por esse motivo, «é necessário estabelecer-se uma selecção criteriosa». O responsável adianta mesmo que «não queremos pessoas que venham à procura de uma bolsa para desempregados, mas de pessoas que queiram criar o seu autonegócio». O sucesso foi visível na última edição do programa, pois, de acordo com Joaquim Cunha, 45% das formandas criaram negócio.


Espírito de iniciativa

O programa Empreendedoras PME engloba duas vertentes. A primeira destina-se a mulheres empreendedoras de negócios tradicionais e para isso têm de ter como formação o 11º ano de escolaridade. Este programa tem como objectivo estimular estas mulheres a constituírem um negócio mais simples de âmbito tradicional.

A segunda vertente dirige-se a mulheres empreendedoras de negócios tecnológicos ou da nova economia e que, para isso, precisem formação ao nível do ensino superior.

O programa para as duas opções tem como formação-base um período de três meses em horário laboral, proporcionando de seguida um estudo de viabilidade de negócio, um prémio financeiro para arranque de negócio e um acompanhamento técnico de dois anos.

Este projecto levado a cabo pela PME Portugal pretende, acima de tudo, reforçar a qualidade da participação das mulheres no mercado de trabalho, apoiando assim a criação de redes de suporte ao empreendedorismo feminino e estimular a sua participação na área da alta tecnologia e da economia.

Foi também dentro deste espírito que a PME lançou o Clube das Empreendedoras, um clube de apoio à vida profissional da mulher. Este projecto promove um conjunto de objectivos e tem como missão dar uma resposta mais rápida a todos os problemas e dúvidas que possam surgir.

Desta forma, o projecto apresenta quatro níveis distintos de apoio, aconselhamento, integração e reencaminhamento de mulheres para o emprego.

Assim, promove a consultoria, informando como empreender um negócio, aconselha e reencaminha as mulheres para o mercado de trabalho através da sua bolsa de emprego, aconselha e reencaminha as mulheres para formação profissional e regista as denúncias e dificuldades sentidas pelas mulheres.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS