Notícias

Empreender no feminino

20.08.2004


  PARTILHAR





Cátia Mateus

O INSTITUTO de Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal (IFDEP) quer apoiar o desenvolvimento de novos projectos empresariais liderados por mulheres e prepara-se para dar início ao projecto FAME - Formação Avançada para Mulheres Empreendedoras.


O programa que integra as componentes de formação e consultoria é integralmente financiado pelo Ministério dos Assuntos Económicos e do Trabalho e deverá abranger 120 potenciais empresárias.

Especificamente direccionado para mulheres com vontade de apostar na concretização das suas ideias de negócio, o FAME é um programa de formação avançada que tem por meta fornecer os apoios necessários para a criação de novas empresas no feminino. Segundo António Henriques, presidente do IFDEP, "este programa será dinamizado na região centro, abrangendo as cidades de Aveiro, Águeda, Caldas da Rainha, Castelo Branco, Coimbra, Gouveia, Leiria, Santa Maria da Feira e Viseu".

O responsável adianta ainda que "o objectivo é estimular e apoiar as mulheres empresárias e criar uma rede de apoio às suas iniciativas empresariais, já que o reforço de competências ao nível da auto-confiança, capacidade de liderança, negociação e gestão, são factores determinantes para fomentar o acesso ao auto-emprego".

O programa tem início a 15 de Setembro e contará com a colaboração de várias consultoras nacionais que apoiará as potenciais empreendedoras na elaboração dos seus planos de negócio. Já na fase de implementação da ideia, António Henriques esclarece que "as formandas poderão receber um incentivo a fundo perdido equivalente a 12 vezes o salário mínimo nacional para aplicação na concretização do seu projecto".

A par deste programa, o IFDEP deverá iniciar, também em Setembro, o Curso de Empreendedorismo e Criação de Empresas que acolherá em Coimbra potenciais empresários para uma formação de 315 horas exclusivamente destinada a recém-licenciados ou jovens em situação de desemprego.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS