Notícias

Dois mil afectados pelo lay-off

Em 2008 a suspensão ou redução de contratos de trabalho foi sete vezes maior do que em 2007, segundo a Direcção-geral do Emprego
12.02.2009


  PARTILHAR



Cátia Mateus
De Janeiro até Dezembro de 2008 foram dispensados 2091 trabalhadores, ao abrigo de processos de lay-off, segundo dados da Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. A instituição avança que este número é sete vezes superior ao registado em 2007, seja no que respeita à suspensão total de contratos de trabalho ou à simples redução de horário laboral.

Dezembro de 2008 foi um mês negro para muitos trabalhadores que viram aumentar no país o número de processos de lay-off. Se durante todo o decorrer do ano e até Novembro de 2007, o recurso das empresas a este mecanismo de suspensão laboral atingiu 932 funcionários, no mês de Dezembro deixou sem emprego 1159 trabalhadores.

Um crescimento significativo que é, segundo a Direcção-Geral do Emprego, sobretudo justificado pelos casos registados a norte do país, “onde no último mês do ano, 906 trabalhadores foram abrangidos por processos de lay-off, ou seja, cerca de 40% do total de trabalhadores afectados durante o ano”.
Contudo, a mesma fonte adianta que estes resultados estão muito próximos dos níveis encontrados em 2005 e 2006, altura em que os processos de lay-off atingiram 2525 e 2447 trabalhadores, respectivamente. Em 2007, a direcção-geral deu conta de 15 processos de lay-off instaurados que, por sua vez, afectaram 302 trabalhadores (268 resultaram em suspensão efectiva de postos de trabalho e os restantes 34 dizem respeito a reduções de horário).

Numa análise detalhada e à escala regional, verifica-se que o Norte foi a região mais afectada pelos lay-off, com um total de 1695 trabalhadores, logo seguida do Centro onde 16 empresas declararam lay-off, envolvendo 381 trabalhadores, e só depois Lisboa e Vale do Tejo, com apenas uma empresa a suspender 15 funcionários.

As micro e pequenas empresas lideram nos lay-off totalizando 57,4% dos casos, apesar de terem sido as médias e as grandes organizações as que geraram maior número de funcionários atingidos por estes processos.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Diretor-Geral

FAROL ATT - Associação de Tratamento das Toxicodependências