Notícias

Criatividade universitária

A edição 2007 do concurso ‘Imagine Cup’, já tem vencedor
07.06.2007


  PARTILHAR



Cátia Mateus
A edição 2007 do concurso Imagine Cup, promovido pela Microsoft, em parceria com o BPI e o SAPO, já tem vencedores. A equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa — Universidade Aberta classificou-se em primeiro lugar com a aplicação ‘Digital Kitchen Assistant- DKA', neste certame que visa estimular e premiar a criatividade e inovação tecnológica dos jovens universitários.

Sob o tema ‘Educação', a edição nacional deste concurso contabilizou 640 candidaturas, repartidas pelas nove categorias do concurso e agrupadas em três temas: Technology Solutions, Skills Challenges e Digital Arts. O Projecto DKA, de José Santos, Pedro Faleiro e Rui Milagaia, sagrou-se vencedor pela sua simplicidade e acessibilidade.

Trata-se de um sistema auxiliar de cozinha que permite a qualquer pessoa aventurar-se na confecção de receitas culinárias, ao mesmo tempo que estimula a aquisição de conhecimentos de forma prática, criativa e divertida. “O utilizador pode pesquisar uma receita por critérios de região, ingredientes, tipo de cozinha (vegetariana ou outra) e a apresentação da receita pode ser personalizada, adaptando-se ao grau de conhecimentos do utilizador”.

A equipa vencedora vai agora levar o seu projecto a Seul, onde representará Portugal na final internacional do Imagine Cup 2007, já em Agosto. Lá, a comitiva lusa vai disputar o prémio com cerca de 50 equipas oriundas de todo o mundo. Em jogo está um prémio final de 25 mil dólares.

Para Vítor Santos, responsável pelo relacionamento com as comunidades académicas na Microsoft Portugal e promotor da edição portuguesa do concurso, “a equipa escolhida para representar o país na final internacional é o reflexo claro do que esperamos que venha a ser a próxima geração de líderes: aqueles que entendem o valor e o papel que a tecnologia pode desempenhar para termos um mundo melhor e para sobrevivermos em ambientes competitivos de negócio”. O representante da Microsoft enfatiza ainda que “o projecto vencedor demonstra a simplicidade da tecnologia e a forma como esta pode ser útil num contexto propício à massificação”.

Em segundo lugar nesta competição universitária ficou a equipa da Universidade da Beira Interior, com um meta motor de busca focado em encontrar a informação certa em quantidade e qualidade adequadas, orientado para pessoas invisuais. O Instituto Superior Técnico alcançou o terceiro lugar no concurso com a aplicação «Servic» que possibilita aos professores a utilização de quadros bidireccionais ligados a computadores, a fim de leccionarem uma aula à distância.

Segundo Luís Azeredo, director da Unidade de Grandes Empresas e Parceiros da Microsoft, “a criatividade e inovação apresentadas pelos estudantes são inspiradoras para os que se interessam pelo futuro da tecnologia”. O responsável acrescenta ainda que “para a equipa vencedora, estou certo que o Imagine Cup será um trampolim para uma carreira profissional promissora”.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS