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Conhecimento e competências na gestão de RH

01.07.2005


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Maribela Freitas

JORGE Marques, presidente da Associação Portuguesa dos Gestores e Técnicos de Recursos Humanos (APG) defende uma mudança na forma de gerir as pessoas, tendo em conta questões como o conhecimento, as competências e as emoções.

Este especialista em recursos humanos foi o principal orador da conferência de encerramento do MBA em Gestão de Recursos Humanos da Business&Management School da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), subordinada ao tema «Conhecimento, competências e Coração – O Modelo dos Três C».

De acordo com Jorge Marques, a gestão de recursos humanos enfrenta vários desafios que passam, entre outros, pelo alinhamento com a estratégia da empresa, retenção de talentos, uma gestão de desempenho com objectivos, inovar e gerir conhecimento. Para o especialista é preciso começar a trabalhar as questões do conhecimento, das competências e das emoções (coração) nas empresas.

Jorge Marques, chama a atenção para a rápida desactualização do conhecimento e necessidade de aprender ao longo da vida. Depois, «aprende-se também fazendo», refere. Há que criar um contexto favorável para a aplicação do conhecimento, levando as pessoas a sentir que o seu trabalho é importante para a organização.

Quanto às competências — que podem ser motivações, atitudes, valores, conhecimentos —, «resultam da aprendizagem e só existem quando as executamos», frisa Jorge Marques. Na sua opinião, o valor das empresas reside nos activos intangíveis, onde se enquadram as competências, e é importante trazer a inteligência emocional para este campo. Neste âmbito, aprender a sentir, abrir-se aos outros, experimentar e ser capaz de mudança, são factores importantes para as organizações.

No próximo ano o MBA em Gestão de Recursos Humanos da UAL surgirá com o nome de Gestão do Capital Humano e Governo das Empresas e Negócios e contará no máximo com 35 vagas.





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