Notícias

Como a PT está a inspirar negócios

Como a PT está a inspirar negócios

Colocar a tecnologia ao serviço da empregabilidade e do empreendedorismo é a missão da plataforma I&S - Ideia Simples que a Fundação PT acaba de lançar, em conjunto com um grupo de parceiros focados na missão de inspirar e informar quem tem boas ideias de negócio, mas a quem faltam as bases para se lançar no mundo empresarial.

24.04.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O financiamento e a burocracia continuam a ser os principais travões para quem pensa criar um negócio próprio. Para minimizar as dificuldades iniciais dos empreendedores portugueses e ajudar a ultrapassar, pelo menos, o segundo entrave a Fundação PT uniu-se a um conjunto de parceiros de peso em áreas que vão da fiscalidade, ao direito, inovação e tecnologia, para colocar online uma plataforma que funciona como um serviço de consultoria online gratuita para todos os que têm uma ideia e não sabem como a concretizar. Desmistificar as dificuldades iniciais do empreendedorismo, inspirar e esclarecer os portugueses que querem criar o seu próprio emprego ou tornar rentável uma atividade secundária é, segundo Isabel Martinho, responsável pela projeto na Fundação PT, o objetivo da plataforma “I&S - Ideia Simples. Ideia de Sucesso” que nas primeiras semanas de atividade superou os 42 mil acessos.?

“No contexto da atividade da Fundação PT procuramos potenciar a integração da comunidade, colocando a tecnologia ao seu serviço. Este projeto insere-se na mesma lógica”, esclarece Isabel Martinho. Foi a subida do desemprego nacional e a constatação da dificuldade de muitos portugueses em regressar ao mercado de trabalho que inspirou o lançamento da plataforma I&S. “Percebemos que um número crescente de profissionais não estava a conseguir regressar ao mercado e pensámos que ajudá-los a utilizar a tecnologias e o potencial do online e das redes sociais para desenvolver o seu próprio negócio e, consequentemente, auto-emprego numa área para na qual reúnam talento, sem o investimento inicial que num negócio com implantação física exige, seria um bom contributo social por parte da fundação”, refere. ?

Na génese da plataforma está a necessidade de esclarecer e apoiar novos empreendedores na criação de micronegócios sedeados online, dando-lhes bases sólidas para que possam ganhar escala e crescer podendo, ou não, passar do universo online para a implantação física em loja real. Num ambiente multiplataforma (disponível em Pc, tablet e telemóvel), a Fundação PT e o seu conjunto de parceiros - entre os quais se somam a aicep Portugal Global, Alphappl, CTT, Fidelidade, Fundação da Juventude, Blue Start, Caixa Geral de Depósitos, Sapo, Vieira de Almeida e outros - fornecem, de forma gratuita, a consultoria necessária a quem quer lançar um negócio e precisa de informações nas áreas da fiscalidade, direito e outras.?Segundo Isabel Martinho, “a plataforma expõe e simplifica toda a informação necessária para criar e lançar um negócio, desde conteúdos que apoiam o processo de estruturação da ideia, financiamento, lançamento do negócio, comunicação online, mas também aspetos ligados à internacionalização dos projetos”. Os conteúdos são apresentados de acordo com os diferentes graus de maturidade das ideias e tem como onjetivo simplificar as gestões legais e operacionais relacionadas com a criação do auto-emprego.?

A plataforma está dividida em três grandes áreas funcionais, estruturadas em torno dos objetivos dos empreendedores: “Preciso de Inspiração”, para quem tem vontade de ter um negócio próprio, mas ainda tem dúvidas sobre o tipo de negócio a lançar; “Eureca”, para quem já tem a ideia bem estruturada mas não sabe por onde começar e “Ninguém me agarra”, a pensar nos empreendedores que já estão focados em alargar horizontes e internacionalizar os seus negócios. Ainda em fase de implantação no mercado, Isabel Martinho faz um bom balanço das primeiras semanas de atividade da plataforma e traça metas. Para este ano, a ambição da Fundação PT e dos seus parceiros é levar o projeto ao Instituto de Emprego e Formação Profissional, para que possa beneficiar desempregados e às universidades para que possa inspirar futuros profissionais e posicionar o empreendedorismo como uma oportunidade de carreira.?



OUTRAS NOTÍCIAS
Hotelaria de luxo recruta

Hotelaria de luxo recruta


O Sheraton Algarve Hotel e o Pine Cliffs Residence, localizados no Pine Cliffs Resort, em Albufeira, estão a contratar. As duas unidades hoteleiras realizam, no próximo dia 28 de abril, ...

Trainees: está pronto para competir?

Trainees: está pronto para competir?


Cinco meses foi quanto durou o processo de seleção que levou Ana Carina Sousa a integrar o programa de trainees da REN. Um processo exigente, desafiante, competitivo e composto por m&uac...

O estado do emprego nacional

O estado do emprego nacional


Numa escala de zero a 20 valores, os 53 diretores de recursos humanos contactados no âmbito deste barómetro reprovam, com 8,9 valores, a performance do Governo durante o atual mandato no ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS