Maria João Almeida
Eduardo Fonseca criou um negócio
centrado nos sabores sofisticados
BI Empresarial
NO INTERIOR da loja Gourmet Glamour, situada no Parque das Nações,
os apreciadores de boa gastronomia e de bons vinhos encontram os ingredientes
necessários para se dedicar à arte culinária e à
degustação de bons néctares.
"A nossa filosofia assenta em três pilares: os sentidos,
a saúde e a pedagogia", diz Eduardo Fonseca, 33 anos,
director e sócio maioritário da Gourmet Glamour.
Efectivamente, quando se entra na loja, a visão é logo estimulada
pela moderna arquitectura e boa apresentação dos produtos.
Pelo tacto sentem-se os diferentes materiais que constituem o interior
do espaço e os formatos de originais embalagens.
O olfacto e o paladar entram em acção na descoberta de novos
aromas e até a audição é presenteada com uma
cuidada selecção de música ambiente.
Na questão da saúde, Eduardo defende que "ao ter
produtos de origem, não industrializados, está-se também
a beneficiar a saúde".
Finalmente a pedagogia, encontrada nos livros sobre gastronomia e vinhos
à venda na loja, nos recursos humanos devidamente formados e preparados
para responder às perguntas dos clientes e até nas etiquetas
estrategicamente colocadas ao lado dos produtos com a explicação
do que se trata e de onde são provenientes. Tudo para agradar a
uma clientela exigente que não olha a preços mas sim a qualidade.
A ideia de abrir um negócio nesta área partiu do prazer
de Eduardo Fonseca por comer e beber bem. É por essa razão
que nesta loja se encontram produtos que, na sua grande maioria, não
existem em supermercados normais.
Exemplo disso é o faisão com trufa e armagnac, a perdiz
ou codorniz de escabeche ou as delícias de avestruz ao Porto.
Quem é apreciador de cozinha italiana pode optar pelas massas de
diversos tamanhos, feitios e cores.
Há também arrozes diversos, azeites e vinagres, cogumelos,
cafés, compotas, doçaria, méis, uma área dedicada
totalmente à charcutaria e outra à padaria, um canto para
as especiarias, e outros tantos produtos rigorosamente seleccionados:
"Vendemos ambiente, momentos e sensações",
explica Eduardo.
A área dos vinhos também não foi esquecida. Ao fundo
da loja existe uma adega com temperatura controlada, paredes à
prova de som e vidros térmicos para não deixar passar o
calor do exterior.
Antes de entrar na sala, o cliente ainda tem à sua disposição
uma pequena mesa onde está colocado um "kit" de aromas
que, ao serem cheirados, o ajudam a tentar definir que tipo de vinho pretende.
Outro pormenor interessante é o facto dos vinhos estarem divididos
por características e não por regiões, como é
hábito encontrar noutras garrafeiras.
Os conselhos de um escanção e uma pequena sala de provas
onde se realizam degustações, situada ao fundo da sala,
também estão à disposição do cliente.
O facto de ser perfeccionista e de querer ser diferente dos outros não
perdoou nos custos do projecto. O investimento inicial chegou aos 500
mil euros (cem mil contos) o que não assustou Eduardo Fonseca,
nem em tempo de crise: "O nosso público-alvo são
pessoas que olham à qualidade sem olhar ao preço. Além
disso, o projecto foi pensado com cabeça, tronco e membros. Avancei
sem pensar duas vezes e até agora os resultados têm sido
positivos".
Licenciado em informática na UAL, dedicou-se primeiro à
formação nessa área mas, pouco tempo depois, aceitou
o convite da Accenture, uma empresa internacional de consultoria, para
integrar os seus quadros.
Rapidamente passou de assistente a consultor financeiro, acabando por
permanecer na empresa durante quase oito anos, a viajar de um lado para
o outro e a ganhar um compensador salário.
Mas, apesar da sua carreira bem sucedida, Eduardo decidiu lançar-se
por conta própria numa área que sempre o cativou "Cheguei
da Coreia em Maio do ano passado, onde estive colocado ano e meio, tirei
férias em Agosto e no final de Setembro saí da empresa para
me dedicar totalmente a este projecto. Foi tudo pensado ao pormenor",
remata Eduardo.
BI Empresarial
Nome: Gourmet Glamour
Ano: abriu no dia 6 de Agosto de 2003-09-18
Sócios: Eduardo Fonseca é o sócio maioritário.
O restante investimento é proveniente de capital nacional e espanhol
(sete sócios)
Áreas de actuação: alimentar especializado,
incluindo vinhos.
Investimento inicial: 100 mil contos (500 mil euros)
Postos de Trabalho: cinco postos de trabalho fixos (uma responsável,
três assistentes de loja e um escanção) sem contar
com a equipa de arquitectos, engenheiros e pessoal das obras envolvidos
na concepção do projecto.
Objectivos: ser a melhor loja de Portugal nesta área. Num
futuro próximo abrir mais lojas Gourmet em território nacional
e em Espanha.
Conselhos: apostar na qualidade. Oferecer ao cliente o que há
de melhor no mercado.
Link: www.universo-glamour.com