Notícias

Castelo Branco cria "campus" virtual

24.03.2005


  PARTILHAR




O CONCURSO público para a instalação do Campus Virtual do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), o maior do país, acaba de ser lançado. O projecto abrangerá a cidade onde está instalado, o instituto e a vila de Idanha-a-Nova e permitirá o acesso à Internet através de uma rede sem fios.

De acordo com Valter Lemos, presidente do IPCB, «até ao final do ano civil o ‘campus' deverá estar implementado» . Este novo «campus» «trará mais-valias aos alunos e docentes, já que, de qualquer parte das unidades orgânicas será possível aceder aos dados».

O projecto, avaliado em cerca de 350 mil euros, teve aprovação técnica por parte do Programa Operacional Sociedade de Informação (POSI) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Na prática, o objectivo é criar uma rede de ligação à Internet, mas sem o recurso aos tradicionais cabos de ligação aos terminais — algo que muitas outras instituições de ensino já possuem, mas apenas dentro do espaço escolar.

O projecto destina-se a funcionários, docentes e estudantes das várias escolas do Politécnico. «Aquilo que agora só é possível com computador ligado a um terminal, vai ser possível em qualquer ponto da cidade através dessa rede sem fios» , explicou o presidente do instituto.

O responsável adiantou ainda que «o projecto permitirá que uma pessoa esteja em casa e aceda ao nosso ‘campus' virtual».

Reconquista/Rede Expresso





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS