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Calçada portuguesa recebe prémio de empreendedorismo

Calçada portuguesa recebe prémio de empreendedorismo

O projeto CALX que produz e comercializa placas de calçada portuguesa é o grande vencedor da 15ª edição do Prémio Jovem Empreendedor, o galardão anualmente atribuído pela Associação Nacional de Jovens Empresário, que distingue o melhor do empreendedorismo nacional e acaba de ser entregue no Porto.

27.06.2014 | Por Cátia Mateus


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A final da 15ª edição do Prémio Jovem Empreendedor, promovido anualmente pela Associação nacional de Jovens Empresários (ANJE), foi disputada por cinco projetos de peso, onde entre as inúmeras diferenças entre os conceitos de negócio se destacou como elemento comum a inovação. Os três mentores do projeto que produz e comercializa placas de calçada portuguesa sob a chancela da marca CALX – Nídia Belo Alves, Romeu Amado e Eduardo Belo Alves – são os jovens empreendedores do ano. O galardão acaba de ser entregue na Fundação de Serralves, no Porto.

A inovação das startups nacionais foi, como vem sendo habitual nas últimas edições, a âncora desta competição, mas segundo a ANJE a diversidade das áreas este ano a concurso transformou a 15ª edição do Prémio Jovem Empreendedor numa das mais multidisciplinares da história do certame. Entre as cinco empresas finalistas ao prémio que já distinguiu empresas como a Critical Software, a Active Space Technologies, Medbone, Crioestaminal, entre outras, estavam a HealthyRoad, CALX, Sea4us, Pixom e Electronic Gadgets and Gizmos, representando setores tão diversos como a regurança rodoviária, materiais de construção, farmacêuticos marinhos, tecnologia criativa e eletrónica (ver caixa). A CALX sagrou-se vencedora.

Focados na vontade de perpetuar e exportar para o mundo a beleza da calçada portuguesa, simplificando a sua aplicação, a equipa de fundadores da CALX estruturou um conceito de negócio focado na produção e comercialização de placas de calçada portuguesa. O júri da ANJE reconheceu o valor acrescentado do projeto relativamente ao atual modelo de negócio da calçada portuguesa e o seu potencial de exportação, atribuindo-lhe a distinção máxima do prémio. Para a associação, os empreendedores responsáveis pelo projeto “apostaram na criação de um bem transacionável, assente em quatro fatores competitivos específicos: produto com aspeto fiel ao da calçada portuguesa original, supressão de deslocação de mão-de-obra especializada, aplicação standard e facilidade de transporte, devido à espessura e peso reduzido das placas”.

Na seleção do projeto vencedor foram aplicados critérios como a característica inovadora e empreendedora do projeto, a sua viabilidade económico-financeira e a exequibilidade financeira e operacional. À CALX foi atribuído um prémio no valor global de 30 mil euros, onde se inclui um prize Money de 20 mil euros e a oferta de um ano de incubação numa das infraestruturas da ANJE e ainda o acesso gratuito à formação avançada da associação.

Na edição deste ano, a ANJE distinguiu ainda com uma menção honrosa o projeto EGG – Electronic Gadgets and Gizmos, focado no desenvolvimento de equipamentos que propõem mudar a forma como as pessoas veem e utilizam as fichas triplas. A empresa assume como propósito revolucionar este elemento nas funcionalidades e no design. O Prémio Jovem Empreendedor foi criado em 1998 com o objetivo de distinguir e valorizar empresas nacionais em fase de criação ou expansão de negócios, beneficiando do apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional.     

Inovação nacional
Entre os finalistas da 15ª edição do Prémio Jovem Empreendedor elencam-se projetos de setores diversos e com ambições distintas. Em comum têm o seu caráter inovador.

HealthyRoad

Está focada no mercado dos sistemas de transporte inteligente para a prevenção rodoviária. A tecnologia desenvolvida pela Healthy Road visa assegurar aos utilizadores maior segurança na condução através de um sistema de deteção e alerta de sonolência e fadiga. Utilizando as tecnologias de informação, comunicação e eletrónica, esta startup aposta na democratização das soluções desenvolvidas, pretendendo entrar no mercado com um preço competitivo. O projeto foi selecionado pelo programa Startup Chile para um período de desenvolvimento da sua tecnologia na América Latina.

Sea4us

Identifica compostos de origem marinha para desenvolver novos fármacos. Segundo os mentores do projeto, a analgésico da Sea4us atua num “interruptor” da perceção cerebral da dor crónica, bloqueando-a. A startup salienta o vasto potencial dos seus fármacos com os números globais da dor crónica: 1,5 mil milhões de pessoas, gerando 14 biliões de euros em medicamentos.

Pixom

Apresenta-se como uma nova marca da Digital Lab que visa criar peças de design, explorando processos paramétricos e algoritmos. O projeto está sustentado numa plataforma de ecommerce, onde estão disponíveis ao cliente produtos e equipamentos de design costumizáveis, como mobiliário ou pequenos utensílios domésticos.

EGG – Electronic Gadgets and Gizmos

Tem como missão desenvolver equipamentos que visam mudar o modo como as pessoas veem e utilizam as fichas triplas, não só ao nível do design como das suas funcionalidades. Com a parceria estabelecida com a EDP a empresa quer chegar aos consumidores nacionais de forma rápida, sendo a internacionalização uma meta a alcançar.



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